Pesquisar
Close this search box.
imagem do whatsapp de 2024 05 03 à(s) 15.06.25 3b42e88f

Porto de Cruzeiro do Sul opera com rampa de acesso improvisada após desbarrancamento no Rio Juruá

O principal porto de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, já opera com uma rampa de acesso improvisada após o desbarrancamento que ocorreu em abril com a seca do Rio Juruá. A erosão ameaça ainda derrubar os galpões do porto, localizado no bairro Remanso.


O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) confirmou que máquinas pesadas construíram uma rampa de barro mesmo e esta sendo usada pelos moradores desde junho.


Um dos galpões já foi demolido pelo Corpo de Bombeiros e o Deracre aguarda a demolição do segundo. Enquanto isso, o órgão diz que trabalha para melhorar a rampa improvisada para a população.


“Vamos receber um recurso para fazer uma parte de desembarque do pessoal, vamos melhorar essa [rampa] que está aí. Estamos derrubando os dois galpões, vamos melhorar lá e daqui uns 20 dias vai estar outro cenário”, contou o gerente do Deracre no município, Luciano Oliveira.


Porto de Cruzeiro do Sul segue sem rampa de acesso  — Foto: Glédisson Albano/Rede Amazônica Acre

Porto de Cruzeiro do Sul segue sem rampa de acesso — Foto: Glédisson Albano/Rede Amazônica Acre


Desbarrancamento

Com a vazante do Rio Juruá em abril, os prejuízos causados pela alagação começaram a surgir em Cruzeiro do Sul. Uma erosão ameaçava derrubar os galpões e levou a rampa de acesso do porto.


No dia 12 de maio, professores da Escola Visconde do Rio Branco, da Comunidade Olivença, zona rural da cidade, precisaram ‘escalar’ o barranco para chegar à rua. O grupo voltava de um planejamento no colégio quando começou a chover.


Para mostrar a situação, o professor Samuel Melo gravou um vídeo mostrando os colegas tentando subir o barranco.


“Essa é a realidade dos professores da [escola] Visconde. Saímos da escola e quando chegamos ao porto para subir e ir para casa foi nessa situação. Ainda falam que a gente não está fazendo nada, está só brincando em casa, que não está trabalhando, mas essa é a realidade que estamos vivendo. Olha só a dificuldade para subir o porto do governo”, criticou na época.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
970x250

Últimas Notícias