Pesquisar
Close this search box.
posto village ezgif.com gif to avif converter

Declaração de Vacinação em Dia será documento obrigatório para matrícula escolar no estado

Os pais ou responsáveis irão optar por enviar cópia + caderneta ou apenas a caderneta. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Objetivando a melhoria das coberturas vacinais, o governo do Estado, por meio das secretarias de Saúde (Sesacre) e Educação (SEE), em parceria com o Ministério Público (MPAC) e a Prefeitura de Rio Branco, adotou como estratégia a exigência da Declaração de Vacinação em Dia (DVD), como parte do processo de matrícula nas escolas estaduais e municipais do Acre.


A exigência foi definida com base na Lei Estadual nº 3.398, de 26 de julho de 2018, que estabelece a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação da criança, ou documento similar no ato da matrícula dos alunos da educação infantil e da primeira etapa do ensino fundamental.


Em Rio Branco, exclusivamente, as declarações serão emitidas pela equipe do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), que realizará a avaliação das cadernetas.


“Não será realizada qualquer ação de vacinação em ambiente escolar, apenas avaliação das cadernetas, disse a coordenadora do PNI, Renata Quiles. Foto: Júnior Aguiar/ Sesacre

“Considerando o cenário epidemiológico mundial, com o ressurgimento de doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação, como caxumba, sarampo, difteria, tétano, coqueluche, febre amarela entre outras, essa exigência contribuirá para o fortalecimento da proteção imunológica da população”, explicou a coordenadora do PNI, Renata Quiles.


O secretário adjunto de ensino, Tião Flores, reforçou a importância dessas parcerias para garantir o bem-estar dos alunos matriculados em toda a Rede de Ensino Estadual. “Nós temos em torno de 140 mil alunos matriculados. A meta é imunizar, pelo menos, 80% desse quantitativo. É um número bastante expressivo e vamos trabalhar para alcançá-lo”, disse.


Reunião de alinhamento com os gestores das escolas municipais de Rio Branco, representantes da Sesacre, da SEE e do MP/AC. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

“Temos o propósito de atuar, com essas instituições parceiras, no sentido de construir uma estratégia, com o fluxo que parte desde a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula até, eventualmente, se descumpridas todas as etapas dessa exigência, a responsabilização dos pais”, declarou o Promotor da Saúde, Ocimar Sales Júnior.


Fonte: Agência do Acre


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias