Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Jovem cria mini robô que percorre desertos plantando sementes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Quando finalizou o curso no Instituto de Design e Inovação de Dubai, Mazyar Etehadi, de 24 anos, decidiu que usaria o que aprendeu para encontrar soluções que pudessem ajudar a resolver um dos grandes problemas atuais: a desertificação.
Assim nasceu o A’seedbot, um pequeno robô capaz de plantar sementes pelo deserto de forma autônoma.
“A desertificação é um problema enorme em todo o mundo, causado por práticas agrícolas insustentáveis, mineração, mudanças climáticas e uso excessivo da terra em geral. Mas, assim como a própria mudança climática, a desertificação é uma questão ecológica complexa que é difícil de entender”, explicou o designer em um post no Instagram.
Um robô que cultiva o deserto
O pequeno robô foi equipado com painéis solares nas costas e possui pequenas hélices nas pernas. Ao percorrer a areia, ele busca níveis padrões de umidade para plantar as sementes.
Além do sensor de umidade do solo, o A’seedbot possui um sensor de distância, permitindo que ele gere e envie relatórios para uma central de controle.
A solução foi muito bem vista pelo setor, por favorecer a natureza, além de realizar um trabalho que, feito manualmente, era praticamente impossível de acontecer.
“O deserto expõe pessoas a condições perigosas e muito desgastantes, com temperaturas extremas. Seria difícil que alguém pudesse executar o trabalho de semear manualmente estas áreas”, afirmou Mazyar Etehadi.
Com os painéis solares instalados no pequeno robô, ele tem a energia necessária para o trabalho, explicou a criadora.

Com informações de Design Boom


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias