Pesquisar
Close this search box.
(ac) banner ofertas sexta a domingo atacale 03a05 05

Em novo decreto, Iapen mantém suspensão de visitas em presídios até 10 de maio por conta da pandemia

 


A suspensão de visitas nos presídios do Acre foi mantida pelo Instituto Penitenciário do Acre (Iapen-AC) em decisão publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (24), no mesmo decreto em que definiu novas medidas para tentar frear o avanço da Covid-19 dentro das unidades do estado.


Além de 15 policiais penais, dois presos foram diagnosticados com a doença no complexo prisional Francisco de Oliveira Conde, o maior do estado.


Manter a suspensão das visitas foi uma medida tomada pela presidência do Iapen antes mesmo que os casos começassem a ser registrados nos presídios.


Entre as novas determinações, se destacam o uso de máscaras pelos presos; o reforço na limpeza dos pavilhões, celas e outros locais e a determinação do banho de sol em todos os dias da semana, já que as visitas nas unidades seguem suspensas.


O Iapen-AC é o setor da Segurança mais afetado pela doença. Até este sábado (25), são 131 servidores afastados, incluindo tanto policiais penais como o pessoal do http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo. Deste total, são 15 casos confirmados e 14 que aguardam o resultado. Afastados por serem do grupo de risco, são 102 servidores. Além disso, 28 testaram negativo para a doença e já trabalham normalmente.


Entre as novas ações divulgadas pelo Iapen-AC para combater a Covid-19 nos presídios estão:


Nomeação de presos para limpeza de alas, celas, pavilhões, blocos e áreas comuns com equipamentos de proteção individual;Campanha para recebimento de materiais de limpeza como: água sanitária e detergentes e também de proteção individual dos presos;Limpeza regular com borrifação de água sanitária em celas, pavilhões, alojamentos, alas, guaritas, muralhas, áreas comuns, guarda e outras áreas;Os presos passam a tomar banho de sol nos dias seria de visitas;Testes rápidos em servidores que apresentaram sintomas do novo coronavírus;Bloco educacional da Unidade de Regime Fechado, em Rio Branco, também vai ser usado para o isolamento de presos infectados com a doença;Reformas e melhorias nas salas que devem ser usadas nas videoconferências.


Casos de novo coronavírus no Acre


Primeiros casos foram confirmados em 17 de março


Fonte: Sesacre


Presos isolados


Os dois presos confirmados com a doença estão isolados no pavilhão Q, destinado justamente para casos de Covid-19 entre os detentos. O Iapen-AC informou que eles são acompanhados pelas equipes de Saúde, tanto da Secretaria Estadual como do sistema penitenciário. No mesmo pavilhão, 18 presos também seguem isolados e em observação porque tiveram contato com o primeiro caso confirmado, mas, estão assintomáticos.


O fato de os casos terem sido confirmados dentro do maior presídio do estado é motivo de preocupação para o Ministério Público do Acre (MP-AC), que tem acompanhado de perto a situação.


Comitê de combate à Covid-19


Junto ao plano de contingência, publicado no dia 15 pelo Iapen,-AC foi criado o Comitê Penitenciário de Combate à Covid-19. O objetivo do órgão e evitar o avanço do novo coronavírus nas unidades penitenciárias do estado.


Os membros que compõem o comitê e suas respectivas atribuições e competências foram nomeados em uma portaria publicada na edição do dia 17 do Diário Oficial do Estado (DOE).


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias