Pesquisar
Close this search box.
23.1 digital master super banner pmrb rbo do futuro 2024

Depasa trabalha para corrigir problemas no abastecimento de água em Rio Branco

Em ação emergencial, equipes do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) concluíram nesta terça-feira, 9, a montagem e instalação do conjunto moto-bomba que compõe o sistema da estação de tratamento de água (ETA I).  A operação, que durou cerca de dois dias, mobilizou profissionais das áreas de mecânica e elétrica. Para execução do serviço foi necessário utilizar máquina retroescavadeira.
“Durante uma manutenção preventiva identificamos que uma das bombas da ETA I estava com o eixo danificado. Acionamos equipamento reserva e  encaminhamos a peça avariada para manutenção”, explicou o responsável pelo Setor de Manutenção Mecânica e Hidráulica do Depasa, Damasco Chaves dos Santos


Equipes do Depasa mobilizadas para normalizar abastecimento de água em Rio Branco. Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

Localizada no bairro Sobral, a ETA I tem capacidade para tratar até 600 l/s e abastece bairros das várias regionais da capital, exceto a região do Calafate. Funcionando com equipamento reserva, a vazão de produção não foi suficiente para atender toda a demanda. Com a instalação da bomba que recebeu manutenção, o problema foi corrigido e o abastecimento de água da capital já começa a voltar à normalidade, de forma gradual.
Enquanto na região da Sobral, uma das equipes concentrou esforços para restabelecer a vazão da ETA I, na parte alta da cidade, a missão foi corrigir problemas no sistema Placas, que abastece os bairros Custódio Freire, Defesa Civil, Jorge Lavocat e Montanhês.
“Normalmente o sistema onde está a bomba do Custódio opera com três conjuntos moto-bomba, sendo um reserva. Um desses conjuntos queimou o motor e nós acionamos o reserva. Mas com menor capacidade que motor original, o reserva acaba não dando conta. A previsão é que até a próxima sexta-feira, tenhamos já instalado o conjunto moto-bomba que está em manutenção e possamos normalizar o abastecimento desses bairros”, informou o diretor de Operações do Depasa, Alan Ferraz.
Após a conclusão da instalação do conjunto moto-bomba ETA 1, e com a bomba do sistema Placas em manutenção, ainda na noite de terça, equipe técnica de plantão identificou que um dos conjunto-moto bomba do sistema Santo Afonso havia queimado, o que prejudicou o abastecimento do bairro e localidades adjacentes.


Ações preventivas são realizadas periodicamente para garantir o abastecimento. Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

O equipamento está em manutenção e todas equipes do setor de Operações estão mobilizadas para que o abastecimento de água de Rio Branco possa normalizar o mais rápido possível.
Além de realizar as manutenções corretivas e urgentes, diariamente as equipes do Depasa estão em campo, monitorando o funcionamento da captação, tratamento e distribuição de água, fazendo as intervenções necessárias para garantir o abastecimento. “ O trabalho de manutenção preventiva é permanente, não para nunca, inclusive foi numa dessas manutenções que descobrimos que um dos equipamentos da ETA I estava com o eixo avariado”, enfatizou Alan Ferraz.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias