Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Alertas do Inmet para chuvas intensas em quase todo o país não incluem o Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (18), alertas por causa de chuvas fortes para boa parte do país. Os avisos permanecem válidos até as 10h desta terça-feira (19), mas não incluem o estado do Acre em nenhuma das categorias. Ao todo, são quatro avisos de chuvas intensas (dois de perigo e dois de perigo potencial), com diferentes variações de intensidade.


 


Os alertas do Inmet


Alerta amarelo – Esta classificação aponta a previsão de ‘perigo potencial’. Nesses casos, há chance de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Alerta laranja – Esta classificação aponta a previsão de ‘perigo’. Há previsão de um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Risco real de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Alerta vermelho – Esta classificação aponta a previsão de ‘grande perigo’. O volume de chuva deverá ser superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.


No fim do mês de fevereiro, índices de chuvas que chegaram a 188 milímetros em períodos de 12 horas na região das cabeceiras do Rio Acre resultaram em mais uma enchente histórica do manancial que atingiu a maior cota em Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia. Em Rio Branco e Xapuri, foi registrada a segunda maior cheia da história em cada um dos municípios.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias