Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Gladson Cameli percorre Rio Acre para monitorar cheia na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Foto: Neto Lucena/Secom


 


O governador do Acre, Gladson Cameli, esteve percorrendo o Rio Acre nesta sábado, 24, para monitorar as áreas atingidas pela cheia. O Rio Acre chegou a 14,81 metros na última medição deste sábado. O Estado decretou alerta em todo o Acre devido a chuvas e cheia dos rios ainda na última sexta-feira, 23.


Segundo a Defesa Civil Estadual, mais de 300 pessoas foram atingidas com a cheia e transbordamento do rio e dos igarapés na capital.


Cameli frisou a união de todos para contornar a situação. Foto: Neto Lucena/Secom

O governador destacou que o governo tem trabalhado para atender todos os atingidos e tomado as medidas para garantir recursos.


“Nós estamos antecipando todas as medidas, chegando com a presença do Estado na frente da população para diminuir os danos. Também irei para o Alto Acre, para acompanhar de perto a situação de Brasileia e Epitaciolândia, que decretaram situação de emergência”, disse.


Todos os órgãos do Estado estão unidos em prol de dar o melhor tratamento às famílias atingidas. Foto: Neto Lucena/Secom

O chefe do Executivo lembrou que o Estado está reunido com parceiros e todos os órgãos alinhados para o suporte às famílias.


“Estamos correndo contra o tempo para não deixar as famílias desatendidas e tentar amenizar os impactos causados por essas questões naturais”, disse.


Cameli também destacou que a bancada federal tem se mobilizado para apoiar os 22 municípios do estado.


“Estou me antecipando e indo em alguns municípios e adiantando as questões burocráticas para que a gente possa avançar. Cada um está fazendo sua parte”, destacou.


Situação é organizada pela Secretaria de Estado de Governo. Foto: Neto Lucena/Secom

O secretário de Governo, Alysson Bestene, falou da importância da articulação de todos os órgãos.


“O governo está de prontidão, as secretarias estão com toda a estrutura para atender as famílias. É uma ação humanitária onde a gente vai resgatar todas as famílias que estão atingidas por essas cheias e colocar nos abrigos adequados”, disse.


A Defesa Civil Estadual está atuando ao lado dos órgãos municípios.


De acordo com o coordenador Carlos Batista, a previsão para os próximos dias é de mais chuvas. Foto: Neto Lucena/Secom

“O governo do estado está envolvido em todas as ações dos municípios. A previsão é de mais chuvas para os próximos dias e toda a estrutura do estado está atenta”, reforçou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista.


Uma equipe da Defesa Civil foi para Jordão e Plácido de Castro para reforçar as ações de apoio das gestões municipais.


Nível dos rios aumentou nos últimos dias devido as chuvas recorrentes no estado. Foto: Neto Lucena/Secom

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) informou que um sistema meteorológico conhecido como Alta da Bolívia, que atua em altos níveis da atmosfera a aproximadamente 12 km de altitude, está ativo e intenso no sul da Amazônia, favorecendo chuvas intensas em toda a região.


No Acre, o sábado será de tempo instável e de muita chuva. A previsão é de céu nublado a encoberto com chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões acreanas. Há possibilidade de grandes acumulados de chuva em todas as regiões do estado.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias