Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Acre tem redução de mais de 20% no fluxo de turistas internacionais em 2023

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O número de turistas internacionais que visitam o Acre está caindo neste segundo semestre de 2023. Se mantiver esse ritmo, o ano terminará com visitação menor que em 2022. No entanto, 14.142 turistas já estiveram no Acre em 2023 até outubro.


No ano passado todo, foram 16,641. Desse total, 96,99% eram sul-americanos, que, em geral, chegaram pela via terrestre.


No mês de outubro do ano passado, chegaram ao Acre 1.622 turistas, e, em outubro de 2023, foram 1.291, queda de mais de 20%.


No Brasil, em outubro, o país recebeu quase 410 mil turistas internacionais. O número se equipara ao período pré-pandêmico, quando, em outubro de 2019, 413 mil estrangeiros entraram no país. Se comparado ao período de janeiro a outubro de 2022, a entrada de estrangeiros foi 74% maior em 2023, registrando 4,78 milhões de visitantes de outros países.


Segundo o presidente da Agência, a perspectiva é de que esse número se aproxime dos 6 milhões até o fim do ano. “A gente está em um momento muito positivo no setor do turismo. Certamente, vamos nos aproximar dos patamares históricos de pré-pandemia. Em relação a rendimentos, nós vamos terminar o ano provavelmente com um recorde histórico, de janeiro a setembro deste ano, os turistas internacionais injetaram mais de R$ 24,6 bilhões na nossa economia. Esses números só comprovam o potencial do turismo”, afirma Freixo.


O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que as ações implantadas pelo governo para melhorar o ambiente interno do país estão atraindo mais estrangeiros. “Claramente temos melhoria no ambiente econômico, com alta na previsão do PIB e redução de juros; no social, com a garantia de direitos, como o bolsa família, e no compromisso com a sustentabilidade e meio-ambiente. Isso tudo impacta na imagem do Brasil lá fora. Temos muito a oferecer e o mundo está acordando para isso”, comemora Sabino.


Entre os principais visitantes estrangeiros que estiveram no Brasil em 2023 estão os argentinos, com 1,51 milhão; os americanos vêm em seguida, com pouco mais de 483 mil visitantes; seguidos pelos chilenos e paraguaios, ambos com pouco mais de 311 mil turistas.


Desde o início de novembro, o Portal de Dados da Embratur conta com um novo painel com informações mais abrangentes sobre a entrada de turistas internacionais no país. São números coletados da plataforma ForwardKeys voltados para visitantes que chegam ao Brasil por via aérea. A nova ferramenta disponibiliza levantamentos, com filtros por estado, que informam a antecedência de compra de passagens, a motivação das viagens, o tempo de permanência, aeroporto que foi o portão de entrada e número de conexões até o destino final.


A plataforma digital ainda reúne dados atualizados sobre a entrada de turistas estrangeiros, a movimentação financeira dos visitantes no Brasil e a malha aérea internacional em nosso país. O painel tem reconhecimento internacional e também fornece informações para instituições como a Organização Mundial do Turismo (OMT), a World Travel & Tourism Council e países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, República Dominicana e Tailândia.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias