Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Após fortes chuvas, nível do Rio Tarauacá sobe mais de 4 metros e volta a transbordar no interior do AC

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Após fortes chuvas que caíram no fim de semana e esta segunda-feira (21), o nível do Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, no interior do Acre, subiu mais de 4 metros e voltou a transbordar. O manancial marcava 6 metros nesse domingo (20) e subiu para 10,20 metros na medição 18h desta segunda. A cota de transbordo na cidade é de 9,50 metros.


A coordenação da Defesa Civil Municipal informou que a água já atinge ruas dos bairros Triângulo, Senador Pompeu e das Flores. Contudo, ainda não há nenhum morador desalojado ou desabrigado.


O órgão destacou também que, na cidade, choveu cerca de 27 milímetros, mas caiu muita chuva nas cabeceiras do manancial.


O coordenador do órgão, sargento Marcelo Monteiro, disse que a explicação para a subida repentina do rio foi um repiquete. Ele acrescentou que já pelo período da manhã o manancial ultrapassou a cota de alerta, de 6,50 metros, e ao meio-dia transbordou.


“A gente acredita que essa cheia repentina foi ocasionada por chuvas locais, não temos notícias nos altos, no Jordão o rio não está cheio, o Rio Muru está cheio, mas não ponto de causar isso. A gente acredita que foi um repiquete, esperamos que vai subir um pouco mais, ainda vamos ver as previsões para amanhã [terça-feira, 22]. Não temos ninguém desabrigados, nem desalojados”, complementou.


O sargento afirmou que as equipes estão prontas para qualquer necessidade de atender os moradores. “Estamos monitorando na régua na ponte como no Sistema Nacional de Águas”, pontuou.


Transbordamentos

Essa é a terceira vez que o Rio Tarauacá transborda na cidade. A primeira vez foi no dia 21 de fevereiro quando o manancial atingiu a marca de 9,50 metros no interior.


Já no último dia 10, o nível do rio voltou a subir e ultrapassou mais uma vez este ano a cota de transbordo, que é de 9,50 metros.


As águas do rio subiram cerca de 1,88 metro em 24h. Conforme a Defesa Civil, a elevação se deu após o registro de chuvas acima de 100 milímetros na região do Rio Muru, na zona rural, e também na parte urbana da cidade entre os dias 8 e 9 de março.


A estimativa da Defesa Civil era de que ao menos duas mil famílias estejam afetadas pela enchente. Isso porque estão com água do rio nos quintais.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias