Pesquisar
Close this search box.
ba banner portal microcredito 960x100px mai24

Embrapa firma acordos de cooperação técnica com prefeituras no interior do Acre

Foto: Reprodução

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou em sua página na internet, nesta sexta-feira (5/2), que tem se reunido com prefeitos e secretários de Agricultura dos municípios acreanos para firmar acordos de cooperação técnica com o objetivo de ampliar o alcance das ações da entidade no interior do estado.


De acordo com o  chefe-geral da Embrapa/Acre, Eufran Amaral, a finalidade das parcerias com as prefeituras é fortalecer as culturas agrícolas de cada município.


“Como café, abacaxi, mandioca, banana, além da pecuária de corte e leiteira. Nos municípios do Vale do Juruá discutimos sobre esses cultivos em Feijó, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, e no Baixo Acre/Purus em Capixaba, Plácido de Castro e Manoel Urbano”.


Segundo a divulgação da Assessoria da Embrapa, em Capixaba, as conversas foram com o prefeito Manoel Maia, o vice-prefeito Richard Lima e o deputado federal Alan Rick, no final de 2020. A ideia é que técnicos da prefeitura de Capixaba sejam capacitados para atuarem como agentes multiplicadores das tecnologias geradas pela Embrapa.


Em dezembro, a deputada federal Vanda Milani também visitou as instalações da Unidade, junto com o prefeito de Plácido de Castro, Camilo Silva.


“A presença da Embrapa no plano estratégico desses municípios, como Plácido de Castro está se propondo, agrega valores e oportunidades para o crescimento do setor produtivo, a organização das cadeias e o aumento no cultivo de alimentos. Tudo de maneira sustentável”, afirmou, na ocasião, a deputada.


Para Camilo Silva, Plácido de Castro conta com uma área muito rica em café, abacaxi, macaxeira, grãos, além das pecuárias de corte e leiteira.


“Essa foi uma oportunidade para alinharmos as ações que visam fortalecer essas cadeias produtivas”, disse.


Em Mâncio Lima, a reunião aconteceu com o prefeito Isaac Lima, o secretário de produção do município e outras autoridades. A parceria terá duração de três anos e a expectativa é que até o final deste ano, a Embrapa tenha concluído o mapa de solos do município em escala detalhada que será a base para os zoneamentos temáticos.


Em Cruzeiro do Sul, a reunião aconteceu com o vice-prefeito Henrique Afonso, o secretário de agricultura, pesca e abastecimento, Elenildo de Souza Nascimento e equipe da Embrapa local, juntamente com várias autoridades municipais. Na ocasião, o vice-prefeito  enfatizou o compromisso da nova equipe da Prefeitura de fortalecer e ampliar o atual acordo de cooperação com a Embrapa.


Em Feijó, a reunião foi com o prefeito, Kiefer Roberto Cavalcante Lima, o secretário de Meio Ambiente, José Juarez Leitão Dos Santos e o secretário de Agricultura,  Francisco Valério da Silveira, que demandaram a Implantação de Unidades Referência Tecnológicas de culturas prioritárias e treinamento de técnicos, além da avaliação da fertilidade do solo, recomendação de adubação e calagem e estruturação de Zoneamento Pedoclimático. Todas estas ações estão sendo consideradas no Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação a ser firmado no mês de março.


Em Manoel Urbano, a reunião foi realizada com o prefeito, Tanízio Sá e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleudon Vieira da Cunha, que demandaram ações de transferência de tecnologia e de atividades de gestão territorial, incluindo o plano agrícola do município. O prefeito também ressaltou o apoio do município para captação de recursos para execução do plano de trabalho do Acordo de Cooperação a ser firmado em março.


“Em todos esses municípios estamos fazendo os Acordos de Cooperação Técnica com foco em gestão territorial e capacitação de técnicos. Além disso, todos os parlamentares se comprometeram em ajudar a Embrapa com emendas e outras formas de captação de recursos como os Termos de Execução Descentralizada”, afirmou Amaral.


Resultados no Juruá


Em Cruzeiro do Sul, a parceria entre Embrapa e a prefeitura já rendeu resultados, segundo a assessoria de imprensa da empresa. O município é o primeiro do Juruá a contar com dados detalhados sobre os tipos de solos, hidrografia, relevo e vegetação e grau de ocupação da terra, estudo feito pela equipe da Embrapa e parceiros.


“Esses conhecimentos são essenciais para a tomada de decisão da gestão pública e de quem vive no campo, sobre onde plantar e o que cultivar para melhorar a renda familiar e alavancar a economia do município”.


Os mapas gerados pela pesquisa serviram de base para a elaboração do plano agrícola do município.


Com informações da Assessoria de Imprensa publicadas no site da Embrapa.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
(ac) banner ofertas açougue atacale 31 05a02 06

Últimas Notícias