Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Aeroporto de Rio Branco é reinaugurado após obras e ministro dos Transportes diz que capacidade foi dobrada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Após mais de quatro anos, obras foram concluídas e o aeroporto foi reinaugurado nesta quinta-feira (12). Capacidade saiu de 1,2 milhão de passageiros por ano para 2,4 milhões.


Concluído após mais de quatro anos em reformas, o Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, foi reinaugurado nesta quinta-feira (12). O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, esteve na solenidade e destacou que o investimento federal garantiu a ampliação da capacidade do aeroporto.


Conforme Silveira, a capacidade antes das obras era de 1,2 milhão de passageiros por ano e foi dobrada para 2,4 milhões. Além disso, ele afirmou que a área do aeroporto foi triplicada.


“A reforma na verdade, dobra a capacidade do aeroporto e triplica a sua área. Além de dar mais conforto para a população do Acre. Isso fomenta o turismo e o desenvolvimento da região”, disse o ministro.


Silvestre falou ainda que a obra faz parte do Programa Avançar do governo federal. “O governo decidiu entregar as obras que estavam em andamento. Deu prioridade para essas obras”, concluiu.


Com obras, aeroporto teve capacidade dobrada, segundo ministro dos Transportes (Foto: Divulgação/Infraero)

Com obras, aeroporto teve capacidade dobrada, segundo ministro dos Transportes (Foto: Divulgação/Infraero)


Obras de ampliação

Com um investimento de R$ 43,2 milhões, entre as melhorias está o terminal, que ficou três vezes maior e passou de 4,6 mil m² para 12,8 mil m². A reforma ampliou a capacidade de 1,2 milhão para 2,4 milhões de passageiros por ano.


Além disso, a sala de embarque doméstico, que antes tinha 324,01 m², agora possui 779,60 m², e o desembarque doméstico passou de 352,60 m² para 825,08 m². O aeroporto ainda ganhou novas salas de embarque e desembarque internacional, com área de 226,98 m² e 571,05 m², respectivamente.


Em dezembro do 2016, parte da obras foi concluída. As obras foram iniciadas em dezembro de 2013 e tinha a previsão de ser entregue em junho de 2016. Na época, a Infraero informou que o novo prazo de conclusão tinha passado para o primeiro semestre de 2017.


Sobre a pista do aeroporto, segundo o órgão, ao todo foram investidos R$ 135 milhões na reforma estruturante, com substituição da base do pavimento e aplicação de novo pavimento de asfalto. As obras foram realizadas entre outubro de 2014 e junho de 2016.


O terminal recebeu uma escada rolante, novas posições de check-in, mais uma esteira de bagagens e mais um elevador.


Em 2017, segundo a Infraero, o aeroporto recebeu 345 mil, sendo que em 2016, foram 354.249 viajantes. Quem utiliza o serviço conta com voos diários para as cidades de Brasília (DF), Cruzeiro do Sul (AC), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Guarulhos (SP).


O Ministério Público do Acre (MP-AC) chegou a instaurar um procedimento para investigar as obras de reforma e ampliação do aeroporto.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias