Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Regulação da água em usinas de RO deve evitar que rodovia fique alagada e AC isolado, dizem Bombeiros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Órgão de Rondônia e Acre estão monitorando nível do rio. Preocupação é manter tráfego liberado e evitar isolamento do estado acreano.


No Abunã, o nível do Rio Madeira é de 20,94 metros nesta quinta-feira (8) e começa a preocupar os órgãos do Acre e Rondônia. Em entrevista a CBN Amazônia Rio Branco, o major do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão disse que a situação é preocupante.


“Se o rio ficar acima de 21 metros, possivelmente a água já alcança a BR-364”, alerta.


O coordenador estadual de Defesa Civil e também comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, esteve reunido com todos os órgãos de Rondônia na última sexta-feira (2).


“Inclusive, fez uma visita ‘in loco’ à Usina de Jirau, onde ele pôde constatar que a usina, com a sua regulação de água, pode segurar o nível do Rio Madeira de uma maneira que a água não venha subir na rodovia”, explica.


O major enfatiza ainda que foi firmado um compromisso entre os órgãos e a usina para que o tráfego da BR-364 continue liberado e sem riscos de isolar o Acre novamente, como ocorreu em 2014. Os pontos mais críticos ficam na Nova Mutum e também no município de Jaci-Paraná.


“Todos os órgãos, inclusive a Casa Civil da Presidência da República, o gabinete civil do governo do estado, todos os órgãos estão empenhados pra poder fazer o monitoramento do nível das águas do Rio Madeira, de um jeito que o tráfego não seja interrompido”, enfatiza.


Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, há previsão de bastante chuva da Bolívia e as águas devem escoar pra dentro da região brasileira aumentando o nível do Rio Madeira na sua extensão e seus principais afluentes.


Rios no Acre

Já no Acre, os níveis dos rios também seguem com instabilidade. Em Rio Branco, o Rio Acre marcou 7,63 metros na medição desta quinta-feira (8).


Nas últimas 24 horas, o nível do Rio Acre subiu 5 centímetros na capital. Aumentou também em Capixaba, contudo, os demais municípios, Xapuri, Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia, registraram baixa nas últimas 24 horas.


“Estamos passando por uma situação de instabilidade. Mas, temos previsão de chuvas pra toda essa região do Alto e Baixo Acre acima da média, assim como já aconteceu nos meses de dezembro de janeiro, temos a mesma previsão pro mês de fevereiro e março”, diz.


Falcão diz ainda que o nível do rio em todos os municípios pode aumentar, chegando a ultrapassar a cota de alerta.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias