Pesquisar
Close this search box.
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Pesquisa pode revelar informações inéditas sobre jacarés gigantes que viveram no Acre

Uma pesquisa, realizada pelo pesquisador de pós-doutorado Giovanne Mendes, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Ilha Solteira, analisa fósseis de animais extintos que ficam no Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Acre (Ufac). O pesquisador está no Acre analisando quatro espécies de jacarés.


O projeto utiliza o material genético de quatro espécies, que foram levados até uma clínica em Rio Branco no último sábado (22) e na última segunda-feira (24), para realizarem tomografias computadorizadas, que darão informações novas.


As espécies utilizadas são Purussaurus, um jacaré gigante de cerca de 12 metros de comprimento e um dos maiores já conhecidos na história; Mourasuchus, um jacaré cujo focinho era largo e achatado, parecendo o bico de um pato, e também muito grande, podendo chegar a mais ou menos 8 metros; Acresuchus, um jacaré conhecido por possuir “chifres” na cabeça e era mais ou menos do mesmo tamanho de um jacaré Açú atual; E Caiman brevirostris, um jacaré bem pequeno, parecido com um jacaré-de-papo-amarelo atual.


O resultado desse estudo, que tem como previsão ser publicado entre 2024 e 2025, deve ser divulgado em artigos de revistas científicas internacionais. Além do Acre, em agosto o pesquisador foi ao Museu Nacional do Rio de Janeiro fazer tomografias de crânios e mandíbulas de jacarés atuais, que não fósseis, da coleção de herpetologia da instituição.


Contilnet


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
1200 x 250

Últimas Notícias