Pesquisar
Close this search box.
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Ministério Público promove palestra sobre prevenção de violência sexual na infância

mpac palestra violencia sexual 1000x600
Alcione Groff destacou, ainda, a importância de educar as crianças sobre autoproteção de maneira compreensível e não alarmante - Fotos: Clóvis Pereira

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promoveu na manhã desta quinta-feira (16), no auditório da instituição, a palestra “Prevenção da Violência Sexual na Infância”. O evento acontece em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será celebrado no próximo dia 18 de maio.


A palestra ministrada pela professora Alcione Maria Groff, foi acompanhada de apresentações teatrais dos alunos dos cursos de Pedagogia e Letras/Libras da Universidade Federal do Acre. O evento foi prestigiado por integrantes da Rede de Proteção aos Direitos de Crianças e Adolescentes e da Procuradoria-Geral de Justiça.


“A exploração e o abuso sexual são crimes hediondos que deixam marcas profundas nas vítimas. É dever da família, da sociedade e do Estado garantir os direitos das crianças e adolescentes”, disse Rita de Cássia Nogueira, que é procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais.


Também esteve no evento, a vice-governadora Mailza Assis, que elogiou o projeto da professora Alcione e falou da necessidade de encontrar formas adequadas de ensinar as crianças sobre o que é violência sexual.


“É importante que essa mensagem seja levada da forma correta. Em que pese a importância da orientação dos pais, tudo começa na educação, que é onde a criança internaliza todo o conhecimento e aprendizado”, disse a Mailza.


Na palestra, a violência sexual foi abordada como um grave problema de saúde pública que afeta as vítimas, as famílias e comunidades. Segundo a professora, abuso sexual envolve qualquer ação que utiliza crianças ou adolescentes para fins sexuais, seja presencial ou por meio eletrônico e a educação sexual, dentro desse contexto, serve como prevenção.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
23.1 digital master super banner pmrb rbo do futuro 2024

Últimas Notícias