Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Ministra Simone Tebet apresenta Rota Rondon para desenvolvimento do Brasil através do estado do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, anunciou nesta terça-feira (9), que todas as cinco rotas de integração do Brasil com outros países da América do Sul já estão dentro do Novo PAC, com orçamento assegurado e previsão de conclusão para 2026.


Interessa mais ao Acre a Rota 3, chamada de Quadrante Rondon. Ao custo de R$ 370 milhões, essa rota liga Peru e Bolívia ao Mato Grosso com passagem pelo Acre. “Para essa rota operar, o Acre precisa de três obras: a construção do contorno de Brasiléia, na BR-317, que em maio tem edital aberto para licitação; a construção de duas pontes na BR-425 que faz divisa com Rondônia, que devem estar prontas nesse semestre; e a ponte de Guajará Mirim ao custo de R$ 430 milhões, com três quilômetros de extensão, que é uma dívida que o Brasil contraiu com a Bolívia quando anexou o Acre. Estou dizendo isso pra vocês porque essa rota só tem sentido quando envolve Rondônia”, explicou.


 


FOTO: SÉRGIO VALE

 A abertura da Rota Quadrante Rondon coloca o Acre como ponto de passagem obrigatória para os estados brasileiros de cargas recebidas e enviadas pelo Porto de Chancay, no Peru, desafogando o Porto de Santos, em São Paulo. “Vocês vão ter acesso não só ao Porto de Chancay como os portos de Arica, Ilo e Matarani. O Brasil, para ter acesso aos maiores centros compradores de commodities, tem que percorrer sete mil quilômetros a mais para transportar os recursos. Estamos falando de diminuir em até três semanas a chegada e partida do que compramos e vendemos”, calculou a ministra.


De acordo com Simone Tebet, a rota que passa pelo Acre tem como potencialidades de exportação alimentos, máquinas, equipamentos e bens de consumo final para Peru, Bolívia, Chile e mercado asiático. Para importação, a rota deve ser caminho de chegada de fertilizantes, têxteis e bens de consumo final dos países vizinhos e também do mercado asiático.


 


 


 


Por ac24horas


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias