A nova diretoria da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), eleita para o período de 2024 a 2025, foi empossada na noite desta segunda-feira, 8, em Brasília, e tem como integrante a presidente da Junta Comercial do Acre, Nayara Honorato. O evento contou com a participação de diversos representantes da área e da ministra interina do Turismo, Ana Carla Lopes.
Nayara, que anteriormente era da secretaria-geral da Fenaju, agora integra o conselho fiscal da entidade. Para ela, trata-se de oportunidade para reforçar debates e avançar ainda mais na desburocratização e simplificação do registro de empresas, com ganhos para os empresários e para a população.
“Há seis anos a Junta praticamente não tinha serviços digitais. Hoje, o Acre entrega seus serviços 100% digitais nos 22 municípios”, afirmou, exemplificando: “Antes, o empresário do interior, lá do Alto Acre, levava 180 dias para obter o seu CNPJ, hoje a gente entrega em dez horas. E estamos trabalhando para diminuir esse tempo cada vez mais”.
Como resultados, a presidente da Junta Comercial do Acre cita a ampla redução do tempo de abertura de empresas no estado. “No início do ano passado, nós ocupávamos a 18ª posição no ranking nacional de tempo de registro de empresa no país e fechamos o último quadrimestre de 2023 na 6ª colocação”, informou.
Fortalecimento
A união de esforços “para o fortalecimento das juntas comerciais e do ambiente de negócios” foi destacada pela presidente da Fenaju, Cilene Sabino, eleita pela quarta vez para presidir a entidade. Na posse, agradeceu nominalmente a profissionais que atuam na área, pelo trabalho e profissionalismo, inclusive a Nayara.