Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Fake News: relator na Câmara quer “pactuar” texto final com Senado antes de votação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O relator da PL das Fake News na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), afirmou que vai apresentar o texto final ao Senado antes de levar ao plenário.


Segundo ele, o objetivo é que o senador Angelo Coronel (PSD-BA), que relatou o projeto no Senado, avalie o que foi definido.


Durante o Seminário Brasil Hoje, organizado pelo Grupo Esfera, nesta segunda-feira (15), Orlando Silva ressalvou que aguardará que o texto fique maduro entre os líderes na Câmara.


A primeira versão, apresentada pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e relatada por Angelo Coronel, foi alterada na Câmara, o que obriga o retorno do texto, caso seja aprovado pelos deputados.


“Já procurei o senador Alessandro Vieira. Tenho certeza que vamos pactuar com o Senado, antes da Câmara aprovar o texto, porque nos interessa que o Senado ratifique o texto da Câmara. O texto votado no Senado há 3 anos está desconexo com o tempo presente”, apontou.


Durante o evento, o senador Angelo Coronel pediu o retorno do trecho do texto que prevê a rastreabilidade em aplicativos de mensagens.


Orlando Silva afirmou que a proposta gerava uma coleta demasiada de dados e fere a presunção de inocência. “Não vejo ambiente na Câmara dos Deputados para o retorno desse tema.”


Apesar de ter retirado do texto original a criação de uma entidade de supervisão, o deputado não descarta avaliar a proposta da Ordem dos Advogados do Brasil, para a criação de um novo órgão regulador.


O relator avalia a possibilidade de autorregulação regulada, como ocorre com a Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Ambima).


A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, seria uma opção com maior apoio político, segundo Orlando Silva, mas poderia ser atrelado ao setor privado.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias