Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Mausoléu de Pelé é aberto ao público nesta segunda (15), em Santos, com ouro e coroa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O mausoléu onde está o corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi aberto ao público nesta segunda-feira (15). O g1 esteve no espaço, localizado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo, e registrou a abertura do local, que contou com a presença de familiares e fãs do Atleta do Século (veja abaixo).


O espaço foi para visitação, expecionalmente nesta segunda-feira, apenas no período da tarde, das 14h às 18h. O evento contou com a presença de familiares de Pelé, como o filho Edinho, que falou com a imprensa.


“Eu venho aqui com uma certa frequência, e é muito gostoso. O ambiente é muito propício, com gramado no chão e cenas de estádio. Foi feito com muito amor por pessoas que conheciam e conviviam com ele. Então, tem a essência do que ele era. É muito nobre, muito simples e agradável. É o máximo que podemos imaginar para este espaço”, disse Edinho.


Ele entrou no espaço, ficou por aproximadamente 15 minutos, tirou fotos ao lado do ‘túmulo’ e deixou o local na sequência. O local foi aberto para o público pouco antes das 14h.


O Memorial fica na Avenida Doutor Nilo Peçanha, no bairro Marapé. Para conhecer o Mausoléu de Pelé é necessário se cadastrar gratuitamente no site do cemitério, que está a poucos metros da Vila Belmiro, o estádio do Santos Futebol Clube. A visita acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Não há tempo de permanência estimado.


Filho do Rei do Futebol, o Edinho, marca presença na abertura do Mausoléu de Pelé — Foto: Thiago D’Almeida/g1 Santos

Mausoléu de Pelé

 


Duas estátuas folheadas a ouro recepcionam os visitantes no mausoléu onde está o corpo de Edson Arantes do Nascimento. No espaço de 200 m² em homenagem ao eterno camisa 10, o público pode ver: uma simulação da torcida do Santos Futebol Clube nas paredes, o piso com grama sintética e um teto azulado acima do jazigo, que é dourado e tem imagens de momentos marcantes da carreira do Atleta do Século, que morreu aos 82 anos, em 29 de dezembro de 2022.


O mausoléu foi projetado por Pepe Alstut, proprietário do Memorial – que morreu em 2018. Pelé teve um espaço reservado desde 2003, com uma vista para a Vila Belmiro. Porém, a família e o cemitério fizeram um acordo para que o craque fosse sepultado no mausoléu por uma questão de logística para o acesso do público.


Jazigo, onde está o corpo de Pelé, é dourado e tem detalhes de momentos da carreira do Rei — Foto: Thiago D’Almeida/g1 Santos

Detalhes

 


Além dos retratos de momentos marcantes na carreira de Pelé, como o famoso soco no ar em comemoração aos gols, os detalhes do jazigo chamam atenção: Nos quatros cantos há cantoneiras em formatos da Taça Jules Rimet [nome do troféu da Copa do Mundo da FIFA], uma camisa com o número 10 e uma coroa.


Os visitantes também terão acesso ao Mercedes Benz S-280, dado para Pelé pela montadora em 1974, em comemoração ao milésimo gol do atleta. O carro estará exposto no Museu de Veículos do Memorial.


Confira os itens

 


Estátuas folheadas a ouro


Simulação da torcida do Santos Futebol Clube nas paredes


Piso com grama sintética


Teto azulado acima do jazigo


Jazigo dourado e com imagens de momentos marcantes da carreira de Pelé


Retratos de momentos marcantes na carreira do Rei


Cantoneiras do Jazigo em formatos da Taça Jules Rimet


Camisa com o número 10


Coroa de Rei


Mercedes Benz S-280, dada a Pelé por montadora em 1974, em comemoração ao milésimo gol do atleta. O carro estará exposto no Museu de Veículos do Memorial.


Despedida do Rei

 


Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, após permanecer um mês internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele tinha 82 anos e lutava contra um câncer de cólon. Segundo o hospital, a morte ocorreu em função de falência múltipla dos órgãos.


O corpo foi trazido na madrugada do dia 2 de janeiro para a Vila Belmiro, onde foi velado por 24h, até às 10h do dia 3.


Entre as autoridades presentes à despedida do Rei estiveram os presidentes da Fifa, Conmebol e CBF, Gianni Infantino, Alejandro Dominguez e Ednaldo Rodrigues, respectivamente, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.


Caixão do Rei Pelé é posicionado para velório na manhã desta segunda-feira (2) em Santos, no litoral de São Paulo. — Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal

Depois do velório, o corpo passou pelas ruas da cidade, em cortejo em carro aberto conduzido pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O caixão, inclusive, passou em frente à casa da mãe de Pelé, Dona Celeste, que completou 100 anos no dia de abertura da Copa do Mundo.


O corpo chegou na Memorial às 14h. De acordo com o cemitério, o sepultamento durou 25 minutos contou com algo em torno de 120 pessoas presentes, entre familiares e convidados.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias