Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Polícia instaura inquérito para apurar morte de enfermeira que caiu de tirolesa em parque aquático do AC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A trágica morte da enfermeira Yasmili Araújo, de 23 anos, está sendo investigada pela 1ª Regional da Polícia Civil. A jovem morreu na tarde de sábado (2) após cair de uma tirolesa no parque aquático Piracema Park Club, na Rodovia Transacreana, zona rural de Rio Branco. A queda foi de uma altura de 15 a 20 metros, segundo os bombeiros.


O delegado Alex Danny Tavares, responsável pela investigações, informou que o inquérito foi instaurado nesta segunda-feira (4) e deve colher imagens feitas do local, como também analisar perícias e ouvir testemunhas.


“Instauramos procedimento para saber o que aconteceu de fato. Não sabemos se o local foi preservado, como deveria ter sido, a perícia não foi acionada, a equipe de pronto emprego também não foi acionada. Porém as perícias que deviam ser solicitadas já foram feitas e vamos ouvir testemunhas. O que vai ajudar, são as pessoas e os registros da situação. A partir de agora, vamos ter oitiva de testemunhas, aguardar o resultado da perícia, juntada de elementos de informações e testemunhal e imagens do local”, disse.


O parque fez uma cavalgada no sábado. Os parentes confirmaram que Yasmili, o namorado e alguns amigos estavam no estabelecimento desde o início do sábado para curtir o dia juntos.


Ainda conforme a família, Yasmili teria subido na estrutura sem proteção, pisou em um buraco que havia no topo da tirolesa e caiu. Ela sofreu diversas fraturas pelo corpo e recebeu atendimento de uma equipe do Corpo de Bombeiros que estava no local.


Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestou assistência para a jovem. Christian Araújo, tia do namorado de Yasmili, confirmou que a vítima morreu dentro da ambulância do Samu quando teve uma parada cardiorrespiratória.


“Não amarraram nenhuma corda nela e lá em cima tinha um buraco. Ela tropeçou e caiu nesse buraco. Foi uma fatalidade, uma tragédia“, lamentou Christian.


Parque lamentou


Em sua página oficial, o parque aquático lamentou o acidente e disse que suspendeu as atividades da tirolesa até que tudo seja devidamente apurado. Uma equipe da Rede Amazônica esteve no local, que está funcionando normalmente neste domingo (3), apenas com a tirolesa interditada.


“Piracema Park Club franqueou todo apoio, suporte e atenção à família da jovem e, após o acidente, encerrou as atividades da atração, que somente voltará a operar após apuração pelas autoridades competentes quanto às causas do acidente”, diz a nota.


Local não tinha autorização para tirolesa


O diretor de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros, tenente Eurico Fernando, contou ao g1 que o parque não tinha autorização para tirolesa. Segundo ele, a http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração do espaço estava com certificado válido para a Cavalgada e show. Sobre a não autorização, o parque não se posicionou.


Inclusive, ele conta que uma equipe dos bombeiros esteve no local fazendo uma inspeção ainda na manhã de sexta-feira (1) e não tinha qualquer indício de uma estrutura de tirolesa.


“O local tinha certificado de aprovação válido, no entanto, a montagem da tirolesa foi de última hora. Tínhamos uma guarnição específica que estava trabalhando na guarnição do evento , estavam trabalhando com atendimento pré-hospitalar, eles que fizeram os primeiros atendimentos. O local é certificado, mas no projeto aprovado pela gente no setor técnico, não existe qualquer previsão de uma estrutura pré-montada como a tirolesa, estrutura de esportes precisam ter um documento assinado por um engenheiro, o que o local não possui”, diz.


Os funcionários alegaram ainda que a tirolesa foi finalizada ainda na manhã de sábado sem conhecimento dos bombeiros.


Imagem mostra momento em que a enfermeira sobe na estrutura — Foto: Reprodução

Foi montada de última hora, ficou pronta na manhã do dia 2. Eles fizeram muito rápido, possivelmente essa pressa na montagem dessa estrutura é fator preponderante para tentar explicar o que aconteceu”, destaca.


Um boletim de ocorrência foi feito e, segundo o tenente, a perícia é que vai atestar o que aconteceu. Se a enfermeira caiu da escada ou da estrutura já acima, onde é possível ver um buraco.


A direção do Piracema Park Club informou que tem nada a declarar no momento porque aguarda a apuração do caso. Sobre o fato de local não ter autorização para a tirolesa, o escritório jurídico informou que está aguardando as investigações e que qualquer posicionamento agora é prematura.


Yasmili tinha formado recentemente em enfermagem e agora estudava para passar em um concurso na área. Christian falou que ela foi a primeira do grupo a subir no brinquedo. A família falou que vai decidir que medidas serão tomadas após o acidente.


O corpo da enfermeira foi velado em Senador Guiomard e o enterro aconteceu no Cemitério Morada da Paz, em Rio Branco.


Fonte: G1ACRE


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias