Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Qual a melhor estratégia para fazer a segunda prova do Enem?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) devem fazer neste domingo (28) a segunda prova e responder a 90 questões de múltipla escolha de matemática e ciências da natureza (biologia, química e física) em cinco horas. Qual a melhor estratégia para conseguir responder a todas as questões desta segunda etapa?
Para o professor Mauricio Carvalho, autor de matemática do Sistema pH de ensino, o mais importante é “manter a calma”. E, para aumentar a confiança, “o estudante deve começar pela área em que tem mais facilidade [matemática ou ciências da natureza]”.
Para isso, é importante ler atentamente cada pergunta. “Caso tenha certeza de que sabe resolvê-la, faça. Ainda que demore um pouco, é melhor do que perder mais tempo no final da prova relendo a mesma questão. A exceção é quando o candidato sabe que a resolução demandará um tempo enorme. Nesse caso, deve deixá-la para o fim da prova.”
Nesta segunda prova do Enem o participante terá de responder a 45 questões de matemática. Dá para fazer todos os cálculos? Como otimizar o tempo?
Segundo o professor Mauricio Carvalho, a maioria das questões não tem cálculos trabalhosos. “Quanto às perguntas que exigem cálculos mais complicados e demorados, os alunos devem considerar utilizar uma estratégia alternativa — em algumas situações, podemos eliminar quatro alternativas com um raciocínio simples.”
O professor chama atenção para o gabarito. “Sugiro que sejam reservados pelo menos 30 minutos para assinalar as alternativas no cartão de respostas com calma, para que dê tempo de revisar questões pontuais.”


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias