Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Brasil tem mais de 190 enfermeiros mortos por Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Passados três meses desde a primeira morte pelo novocoronavírus no Brasil, 196 enfermeiros já morreram vítimas da Covid-19, aponta relatório do Conselho Federal de Enfermagem ( Cofen ). A taxa de letalidade para a categoria atualmente é de 2,44%.


Desde março, com o objetivo de estudar o panorama da enfermagem durante a pandemia a Covid-19,o portal é alimentado pelos responsáveis técnicos de enfermagem das unidades públicas e privadas de saúde do Brasil.


São Paulo é o estado com o maior número de vítimas no período: 40 enfermeiros perderam a vida para a Covid-19. O Rio, com 36, e Pernambuco, com 26, aparecem logo em seguida no ranking. Depois vêm Amapá (16), Amazonas (12) e Ceará (11).


Dos óbitos, 65,85% são mulheres e 34,18% homens. Sob a análise da faixa etária, a maioria das mortes se concentra nos enfermeiros que possuem de 51 a 60 anos de idade, e  40,31% se encontram na região Sudeste.


O porta-voz do Conselho Federal de Enfermagem, Gilney Guerra, destacou que o aumento dos óbitos na categoria expõe as más condições enfrentadas pelos enfermeiros no Brasil:


Acredito que o aumento dos óbitos na enfermagem esteja  ligado a falta de infraestrutura para os profissionais. Desde março, o Cofen recebeu mais de 5 mil denúncias dos conselhos regionais de enfermagem, relatando a falta de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde — explica.


Guerra afirma que, além da falta de infraestrutura, não existe uma mudança de protocolo por parte dos hospitais no atendimento à Covid-19:


A pandemia é uma situação atípica, por isso, é preciso treinamento para o uso dos equipamentos de proteção adequados a esse momento de emergência sanitária. A capacitação dos profissionais precisa de adequar, com alterações no fluxo de atendimento e mais informações no protocolo de cuidado ao paciente — reflete o conselheiro.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias