Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Com estoque crítico, hemocentro de Rio Branco reforça campanha para agendamento de doação de sangue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Com estoque crítico, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) em Rio Branco faz novamente um apelo para que a população faça o agendamento e doe sangue. Devido à pandemia do novo coronavírus, as doações precisam ser agendadas para evitar aglomeração e garantir o distanciamento entre as pessoas.


Desde o início da pandemia, o Hemoacre já registrou uma queda de 35% na captação de sangue. Logo após o início das regras de isolamento e distanciamento, o Hemoacre fez uma campanha para chamar os doadores a ajudarem a abastecer o estoque.


Outra ação realizada foi uma parceria entre o hemocentro e o aplicativo Uber. A plataforma ofereceudescontos para as pessoas que chamarem um motorista para doar sangue.


Mesmo com os apelos e campanhas, a enfermeira do setor de Captação do Hemoacre, Késia Nogueira, disse que teve semanas em que a unidade tinha apenas dez bolsas de sangue disponíveis.


“Estamos em uma situação difícil, passamos a tarde debatendo como vamos fazer. Nosso foco, mesmo com o estoque baixo, é o agendamento porque nos preocupamos com a aglomeração. Não temos como ter uma campanha pontual, que em algumas conseguimos 100 bolsas, precisamos que todo dia tenham de 20 a 30 doares para passar desse momento”, pediu.


A enfermeira pede a sensibilidade e compreensão das pessoas para garantir o estoque. A sugestão é agendar a doação, mas doadores que não conseguirem e forem até o hemocentro vão ser atendidos.


“Nosso medo é fazer o chamamento e ter, por exemplo, 100 doadores no primeiro dia e no quinto ter dois. Chegamos ter dez bolsas de O positivo. Mas, tivemos dia em que o estoque estava quase zero”, lamentou.


Os agendamentos devem ser feitos pelo número 3248-1380 ou pelas redes sociais do Hemoacre.


“O tipo que mais falta é O positivo. Estamos chamando, mas pontuando a questão do agendamento, podem entrar no direct do instagram e fazer o agendamento, ligar no Hemoacre também. Queremos algo constante”, concluiu.


Requisitos para doar


Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e com foto.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias