Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

XI Parada do Orgulho LGBT é confirmada mesmo após onda de violência em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Germano Marino diz que evento é importante após onda de violência registrada na capital. Concentração da parada está marcada para as 16h, no Colégio de Aplicação.

A XI Parada do Orgulho LGBT foi confirmada pela organização do evento mesmo após a onda de violência em Rio Branco e interior do estado. O evento está marcado para este domingo (6) com concentração a partir das 16h, em frente ao Colégio de Aplicação, onde o trânsito vai ser interditado.


A edição do evento deste ano tem o tema “Não é festa, é revolução”, fazendo alusão ao dia da parada, quando comemora-se a data da Revolução Acreana. Ao G1, o presidente do Fórum Estadual de ONGs LGBTs, Germano Marino, destacou que a parada é importante para tirar o foco da violência e buscar a paz e a tolerância após os ataques.


“Vai ocorrer a parada como estava prevista. Os ônibus voltam a circular a partir das 16h30 e está garantido o policiamento e segurança aos participantes. Vamos com paz, amor, alegria. Queremos colorir a vida e levar isso para as pessoas que necessitam”, destaca.


Trajeto

Desde a concentração no Colégio de Aplicação, a rua fica interditada até a Praça da Revolução para que os participantes circulem pelo local com segurança. Em seguida, após a saída da parada, o cruzamento entre a Avenida Getúlio Vargas com a Avenida Brasil vai ser interditado até a passagem dos participantes.


Uma equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) vai acompanhar o evento para organizar o trânsito da parada que tem como destino final a Gameleira, no Segundo Distrito da Capital.


Transporte público parado

Após quatro ônibus serem incendiados, o serviço de transporte coletivo foi paralisado temporariamente até a chegada de escolta policialpara que os veículos voltem a circular na cidade. A informação foi repassada pelo diretor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Gabriel Forneck, neste domingo (6).


Forneck explicou que os passageiros que já estavam no Terminal Urbano da capital foram levados para casa em ônibus com escoltas. Após a viagem, o serviço foi interrompido e retorna apenas às 16h30 já com o suporte das Polícias Militar e Civil. “Nesse horário, o serviço vai ser normalizado e com a segurança dos motoristas e passageiros garantida”, afirma Forneck.


Prisões

Um dia antes da onda de violência em Rio Branco e interior do Acre, 22 presos foram remanejados para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) no Presídio Antônio Amaro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-AC), os presos que foram encaminhados para a unidade na sexta-feira (4) têm envolvimento com facções criminosas.


A Sesp-AC informou que 26 pessoas foram presas após os ataques. Ao todo, 13 pessoas foram presas em Rio Branco, três em Feijó e dez em Brasileia, interior do Acre. Com o grupo, a polícia apreendeu celulares que seriam utilizados para a comunicação entre os membros de facções além de garrafas com gasolina e entorpecentes.


Homicídios

Ao todo, foram registrados três homicídios em Rio Branco. Um dos homicídios, segundo a polícia, ocorreu no conjunto habitacional Cidade do Povo. A vítima foi Jazon Oliveira dos Santos, de 26 anos, morto após tentar assaltar um comércio no bairro e acabou sendo alvejado pelo segurança do local.


Ainda no Segundo Distrito, um homem foi morto por volta de 19h45 no bairro Areal, na Avenida Amadeo Barbosa. A vítima foi identificada como Alan Freitas de Souza, de 28 anos, informou a polícia.


Outra vítima foi José Francisco Araújo da Silva, de 35 anos, que foi morto com um tiro na cabeça e outro no peito. O crime também ocorreu na noite de sábado no bairro Vitória.


Ônibus incendiados

De sábado (5) até às 9h34 deste domingo (6) quatro ônibus foram incendiados segundo o Corpo de Bombeiros. A PM-AC informou que fez o acompanhamento dos ônibus até a última rota do dia após o ataque.


O Corpo de Bombeiros informou que a primeira ocorrência foi registrada na parada final do bairro Canaã, onde ao menos dez pessoas foram ao local e atearam fogo. Em seguida, houve uma tentativa de incêndio a um outro ônibus no bairro Taquari, mas o motorista e o cobrador conseguiram conter as chamas e levaram o veículo para a garagem.


O mesmo ocorreu na Cidade do Povo em que um outro ônibus foi incendiado durante a noite. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em uma ponte que liga o bairro Belo Jardim ao Santa Inês. Já na manhã desde domingo (6) o órgão foi atender uma nova ocorrência no bairro Belo Jardim, dessa vez um ônibus foi incendiado no local.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias