Pesquisar
Close this search box.
23.1 digital master super banner pmrb rbo do futuro 2024

Sesacre nega rumor de óbito por ‘varíola dos macacos’ após repercussão na web

Não procede, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o rumor de um caso de mpox (antiga monkeypox ou varíola dos macacos), que teria evoluído para óbito no Acre nos últimos dias.


O assunto foi comentado por algumas pessoas em redes sociais, tendo, inclusive, o setor responsável pela área na Sesacre já ter sido consultado a respeito, segundo as informações que o ac24horas obteve por meio da assessoria da pasta.


De concreto, há a informação de que, na semana passada, um homem chegou ao Acre de outro estado com sintomas característicos da doença. Ele foi hospitalizado no Huerb, fez toda a conduta preconizada, mas o caso foi descartado para mpox e confirmado para varicela zoster.


Mudança de nome

A doença mpox ficou popularmente conhecida como varíola dos macacos. No entanto, de acordo com Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr), apesar do nome, a doença não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos.


Ainda em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o uso do termo Mpox, no lugar de varíola dos macacos (monkeypox).


A necessidade de mudança do nome ficou ainda mais evidente quando, em algumas regiões do Brasil, a população, preocupada com o contágio, associou a doença ao animal.


Com o entendimento equivocado de que o primata era o transmissor do vírus, foram registrados ataques aos animais, como agressões, afugentamento e até mortes.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
banner ac 24h feirÃo das carnes e frios

Últimas Notícias