Rio Branco ocupa a 8ª posição entre as capitais brasileiras no pilar Funcionamento da Máquina Pública, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios divulgado na segunda-feira (19). Considerando todos os municípios avaliados, a capital acreana aparece na 27ª colocação.
No recorte exclusivo das capitais, Rio Branco fica atrás apenas de Recife, Campo Grande, Fortaleza, Salvador, Vitória, Curitiba e Porto Alegre, esta última líder nacional nesse indicador.
O pilar Funcionamento da Máquina Pública avalia a capacidade de gestão municipal, destacando que uma administração eficiente, transparente e com servidores qualificados é essencial para impulsionar a competitividade local. A redução da burocracia e dos custos de transação contribui diretamente para aumentar a produtividade e criar um ambiente mais favorável ao investimento e à inovação.
Com peso de 9,3% na composição do ranking, o indicador considera critérios como o custo das funções administrativa e legislativa, a qualificação do quadro de servidores, a qualidade das informações contábeis e fiscais, os níveis de transparência e o tempo necessário para abertura de empresas.