Ícone do site Ecos da Noticia

Após 50 anos, comunidade Vila Verde terá água encanada em Rio Branco

Fotos: Val Ferandes/Ascom PMRB

Depois de mais de meio século de espera, os moradores da comunidade Vila Verde, localizados no km 58 da Estrada Transacreana, finalmente veem um antigo sonho sair do papel: o acesso à água tratada e encanada.


A comunidade, composta por cerca de 150 famílias e aproximadamente 3 mil pessoas, aguardava essa conquista desde sua formação, e agora celebra a iniciativa liderada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), com o apoio do senador Alan Rick.


Fotos: Val Ferandes/Ascom PMRB

Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito de Rio Branco em exercício, Alysson Bestene, esteve na comunidade ao lado do diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, e lideranças locais para apresentar o projeto e vistoriar a área designada à construção da estação de captação e tratamento de água.


Para a comunidade, que há décadas enfrenta dificuldades no acesso à água potável, a notícia marca o início de uma nova era.


“Já vinhamos lutando há anos para que esse projeto saísse do papel. Agora, com a gestão do prefeito Tião Bocalom, conseguimos tirar o papel e já estamos em fase de execução”, afirmou o líder comunitário Dariveldo Lacerda.


Fotos: Val Ferandes/Ascom PMRB

Segundo a prefeitura, a nova estação de tratamento terá capacidade inicial para produzir 200 milhões de litros de água por dia, com potencial de expansão para atender o crescimento populacional da região nos próximos 10 anos.


A água será captada de fontes locais e passará pelo processo de cloração, garantindo sua qualidade e segurança para o consumo.


“A Prefeitura de Rio Branco já traz vários benefícios para os produtores rurais, e agora, em especial, garantindo o acesso à água tratada”, destacou Bestene.


O diretor-presidente do Saerb frisou que a deverá ser entregue ainda este ano. ” A gente está trabalhando com muita pressa para entregar essa obra ainda este ano”, afirmou.


O projeto recebeu investimento de R$ 1,5 milhão por meio da emenda parlamentar do senador Alan Rick.


 


Com informações da Ascom PMRB


Sair da versão mobile