Ícone do site Ecos da Noticia

Fim de ciclo no Flamengo: despedidas e futuro incerto marcam última rodada do Brasileirão

Gabigol com a camisa do Flamengo à beira do gramado do Maracanã — Foto: Reprodução

O Flamengo chega ao final da temporada de 2024 neste domingo (8), quando enfrentará o Vitória, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Além da luta por posições na tabela e o término de um ciclo no torneio, a partida pode marcar o adeus de alguns jogadores importantes do elenco rubro-negro.


Atletas em fim de contrato, outros com futuro incerto e aqueles que despertaram o interesse de clubes do Brasil e do exterior são os protagonistas dessa despedida, que pode mudar a cara do Flamengo na próxima temporada.


Quem sai e quem fica?


Dois nomes que são figuras marcantes do Flamengo terão seus destinos decididos após o término do Campeonato Brasileiro. O atacante Gabigol, que já anunciou sua saída do clube, se despede da Nação Rubro-Negra com uma partida cheia de homenagens. O camisa 99 tem um acordo já encaminhado com o Cruzeiro para 2025, e a última partida pelo clube será marcada pela celebração da trajetória do atleta.


Por outro lado, o futuro de David Luiz segue indefinido. Aos 37 anos, o zagueiro ainda não confirmou se dará continuidade à carreira no Flamengo ou se optará por pendurar as chuteiras. A possibilidade de uma aposentadoria não é descartada.


Propostas do exterior

 


Além das despedidas por fim de contrato, o Flamengo também pode perder jogadores devido a propostas de transferências para o exterior.


O zagueiro Fabrício Bruno e o lateral-direito Wesley, ambos alvos de clubes europeus na última janela de transferências, podem seguir outros rumos em 2025. Enquanto Fabrício Bruno vive um momento de menor protagonismo no time titular, Wesley está no auge de sua carreira e se tornou uma das peças-chave do Flamengo nos últimos meses.


Futuro incerto

 


O volante Allan e o lateral-esquerdo Ayrton Lucas também estão entre os jogadores que podem se despedir do Flamengo após o confronto deste domingo. Allan, que teve poucas oportunidades sob o comando de Filipe Luís, vê a concorrência aumentar com o surgimento de nomes como Carlos Alcaraz e Everton Araújo.


No caso de Ayrton Lucas, a chegada de Alex Sandro e a concorrência com Matías Viña – que está lesionado, mas promete brigar pela posição em 2025 – o colocam em uma situação desconfortável. O lateral-esquerdo perdeu espaço no time titular e, embora ainda tenha mercado, seu futuro também está longe de ser garantido no Flamengo.


Sair da versão mobile