Ícone do site Ecos da Noticia

Bocalom vai batizar elevado da Dias Martins com nome da esposa falecida

O vereador João Marcos Luz (PL) apresentou nesta terça-feira, 26, um projeto de lei na Câmara Municipal de Rio Branco, de autoria coletiva, para denominar o elevado da Estrada Dias Martins como “Beth Bocalom”, em homenagem à falecida esposa do prefeito Tião Bocalom. A proposta agora aguarda votação na Câmara Municipal.


O projeto já conta com apoio de diversos vereadores, incluindo N Lima, Antônio Moraes, Samir Bestene e o presidente da Câmara, Raimundo Neném e demais pares.



Quem foi Beth Bocalom

Elisabeth Aparecida Garcia Rodrigues, conhecida como Beth Bocalom, nasceu em 1º de julho de 1955, em Assaí, Paraná. Professora formada em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (PR), dedicou sua vida à educação, atuando em escolas de Nova Olímpia (PR), Acrelândia (AC) e Rio Branco (AC), especialmente na Escola Professor José Rodrigues Leite.


Casada com Sebastião Bocalom Rodrigues, teve dois filhos: Luciana e Sebastião Júnior, que faleceu aos 12 anos em decorrência de leucemia. Luciana seguiu com sua família, tendo três filhas: Isabela, Ana Luiza e Maria Rita.


Beth enfrentou uma longa batalha contra Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), passando seus últimos anos em tratamento intensivo domiciliar. Faleceu em 19 de maio de 2021, em Araguari, Minas Gerais. Reconhecida como uma mulher guerreira, apoiou ativamente a carreira política de Tião Bocalom, sendo uma companheira e conselheira dedicada.


Justificativa da homenagem

Beth Bocalom é lembrada por sua contribuição à educação e pela dedicação à família, além de sua influência como incentivadora na vida pública do marido. O projeto de lei destaca que seu legado como educadora e mãe simboliza valores importantes para a sociedade.


O elevado na Estrada Dias Martins, uma das obras de destaque da cidade, poderá imortalizar o nome de Beth Bocalom, caso o projeto seja aprovado. A denominação segue os critérios estabelecidos pela Lei Nº 2.382/2020, que rege a nomeação de ruas, praças, monumentos e edificações públicas.


Sair da versão mobile