Durante a cobertura da Expoacre 2024, o jornalista Leônidas Badaró entrevistou na noite desta quarta-feira (4) Hector Magalhães, presidente da Associação de Nerds do Acre, que conta com um espaço dedicado ao universo nerd na feira. O tema, que já foi considerado pejorativo, tem se transformado em cultura nos últimos anos.
Na entrevista, Hector Magalhães explicou como o conceito de “nerd” evoluiu ao longo dos anos. “Hoje, ser nerd tem diversos conceitos. Não existe mais um padrão definido. Antigamente, era algo pejorativo, mas agora as pessoas que curtem desde animes até coleções de HQs e mangás ditam regras e moda”, explicou.
O espaço destinado ao público nerd dentro da Expoacre 2024, nomeado “Emporium Nerd”, traz uma vasta gama de produtos e atrações, que vão desde itens colecionáveis de animes, séries e filmes até a famosa cultura dos card games, como Pokémon. Os visitantes podem adquirir chaveiros, canecas, action figures e outros artigos que remetem aos personagens preferidos do universo geek.
Durante o passeio pelo Emporium Nerd, Leônidas Badaró conheceu Billy, um especialista em Pokémon, que explicou a cultura dos “packs” de cartas colecionáveis. “É como as figurinhas de antigamente, você compra o booster e pode colecionar ou jogar com elas. Um box pode vir com até 52 cartas, sendo duas raras”, disse Billy.