Secretário garante que ano letivo estadual acaba em dezembro

Foto: Jardy Lopes

O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, foi entrevistado neste sábado, 8, nos estúdios do ac24horas/Ecos da Notícia na Expoacre e revelou que deve se reunir com os órgãos competentes para avaliar as condições de retorno das atividades escolares nos municípios acreanos onde as aulas foram suspensas devido à má qualidade do ar.


Aberson destacou que Rio Branco e alguns outros municípios ainda apresentam qualidade do ar abaixo da normalidade devido à poluição causada pelas queimadas. “Vamos analisar os dados de saúde, juntamente com os dados ambientais, para verificar se há uma melhora na qualidade do ar. É fato que alguns municípios já estão em uma situação melhor. Amanhã faremos uma divulgação sobre quais municípios retomarão suas aulas e quais não retomarão. Plácido de Castro, por exemplo, parece estar em uma condição muito boa, mas Rio Branco, que é a capital, está com uma situação péssima de qualidade do ar. Tudo isso será avaliado para garantir a saúde da população”, explicou.


O secretário reforçou que a orientação do governador Gladson Cameli é priorizar a saúde das pessoas acima de qualquer outra situação. “A orientação do governador Gladson é garantir o cuidado da saúde das pessoas, o que justifica a decisão de suspensão das aulas. Temos municípios, como Porto Acre, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira, com grandes concentrações de poluentes. Brasileia está em uma situação muito ruim, assim como Cruzeiro do Sul, que também está em uma situação crítica”, afirmou.


Foto: Jardy Lopes

Carvalho avaliou que, mesmo com os desafios, um ponto positivo na educação é que o ano letivo deve ser encerrado dentro da normalidade, em dezembro. “Quando veio a pandemia em 2020, ficamos sem concluir o ano letivo no tempo previsto. Agora, estamos trabalhando para que até 23 de dezembro todas as aulas sejam finalizadas. Precisamos voltar ao normal, pois sabemos que as famílias se planejam, e há uma organização social em virtude do calendário escolar”, comentou o secretário.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias