Ícone do site Ecos da Noticia

Resex Chico Mendes é a segunda área de proteção mais desmatada em 2024

Ramom Aquim/Infoamazônia

A Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, é a segunda área de proteção do país com maior registro de desmatamento em 2024. A informação foi consultada nesta quinta-feira (19) no portal TerraBrasilis, que publica dados geográficos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.


De acordo com as informações, foram desmatados da Resex Chico Mendes 10.86 km², sendo que a maior parte da área devastada está no município de Xapuri (4.19 km²). Na região de Brasiléia foi desmatada uma área de 3.25 km²; em Rio Branco, 1.93 km²; em Epitaciolândia, 1.14 km²; Assis Brasil, 0.24 km²; Capixaba, 0.07 km²; e Sena Madureira 0.04 km².


Ramom Aquim/Infoamazônia

A maior parte das intervenções registradas são; desmatamento com solo exposto, onde as árvores e plantas são removidas deixando o solo sem proteção (8.67 km²); desmatamento com vegetação, quando apesar da ação humana, ainda há camada vegetal cobrindo o território (2.19 km²); degradação, quando os aspectos originais são transformados negativamente por ação humana (0.17 km²); e cicatriz de incêndio florestal (0.11 km²).


Ramom Aquim/Infoamazônia

Com mais de três décadas de existência, a Reserva Extrativista Chico Mendes, precursora entre as unidades de conservação de uso sustentável, está desde 2018 no topo da lista dos mais ameaçados pela devastação na Amazônia.


Sair da versão mobile