Ícone do site Ecos da Noticia

Procon participa da Exposena com ações de orientação e educação para o consumo

Equipes do Procon orientam fornecedores. Foto: Sérgio Garcia/Procon

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) está presente na Exposena, em Sena Madureira, no período de 21 a 25 de setembro, levando ações de educação e orientação para o público que participa do evento.


A Exposena reúne empresas e produtores de diversos setores promovendo a cultura e a economia local. Durante os dias da festa o Procon/AC está realizando ações voltadas à educação para o consumo, por meio de jogos interativos para as crianças e adolescentes, com o objetivo de fomentar a educação financeira e o consumo consciente nesta faixa etária.


As equipes do Instituto também realizam o trabalho de orientação aos fornecedores e consumidores presentes, com a entrega de materiais educativos, exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e adesivos com QR Code de acesso virtual à legislação consumerista.


Por meio de uma parceria entre Procon e a prefeitura municipal, comemora-se na quarta-feira, 25 de setembro, o primeiro ano de implantação da Divisão Regional do Purus no município que passou a atender os interesses individuais dos cidadãos de toda esta região, bem como os municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa.


A presença tanto do Procon Estadual, quanto do Procon Municipal na localidade têm incentivado a transparência nas relações consumeristas, promovendo a confiança entre os cidadãos e as empresas locais. Durante este primeiro ano, foram realizados o total de 588 atendimentos prestados aos consumidores, com o intuito de harmonizar as interações de consumo, e incentivar a criação de um mercado mais justo e equilibrado.


A presidente do instituto, Alana Albuquerque, destaca que a presença do órgão na feira agropecuária é de suma importância e traz diversos benefícios tanto para os consumidores quanto para os organizadores e comerciantes.


“A atuação do Procon, de uma forma geral, garante que os direitos dos consumidores sejam respeitados, além de ser uma fonte de informação para o público, esclarecendo dúvidas sobre direitos e deveres, o que educa os consumidores sobre seus direitos, inibindo práticas abusivas, e promovendo um ambiente de consumo saudável”, enfatiza.


Atualmente, a parceria entre o Estado e a prefeitura realiza atividades de educação para o consumo em escolas, além de ações de orientação e fiscalização com intuito de prevenir conflitos na relações de consumo.


Para dúvidas ou registro de reclamação, o consumidor pode procurar a unidade do Procon em Sena Madureira, localizada no cruzamento da avenida Avelino Chaves com a João Câncio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.


Sair da versão mobile