Vila Caquetá realiza Feira Literária com recursos da Lei Aldir Blanc

whatsapp image 2024 08 12 at 14.09.40

Moradores da Vila Caquetá, no município de Porto Acre, participaram na última sexta-feira, 9, da 1ª Feira Literária da Escola União e Progresso, organizada pela diretora Maria da Conceição Silva e pelo professor Renaxon Oliveira, graças aos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com o apoio do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Os alunos das escolas municipais Lápis Mágico e Cristo Rei também foram envolvidos nas atividades culturais.


Estudantes de três escolas participaram das atividades culturais que envolveram contação de histórias e apresentações teatrais. Foto: cedida

Cerca de mil pessoas, entre estudantes de três escolas, pais de alunos, professores e produtores rurais daquela região partilharam suas experiências com as atividades de contação de histórias, peças teatrais e apresentações culturais. O evento também foi uma oportunidade para os jovens empreendedores da comunidade venderem seus produtos, como artesanatos e alimentos, com o objetivo de arrecadar fundos para a festa de formatura do terceiro ano.


O projeto é fruto de duas iniciativas existentes: a “Bicicleta da Leitura” e o “Clube de Leitores” da Escola União e Progresso.


A “Bicicleta da Leitura”, um projeto que surgiu em 2020 com recursos da Lei Aldir Blanc, trouxe livros para a comunidade, por meio de uma bicicleta itinerante, levando a literatura de casa em casa. Já o “Clube de Leitores” incentiva a leitura entre os alunos da escola. Inspirados por esses projetos, os professores decidiram organizar uma feira literária na praça da agrovila, e a grande participação da comunidade é celebrada pelos idealizadores.


A diretora da escola União e Progresso e uma das idealizadoras do projeto, Maria da Conceição Silva, destaca importância da leitura. Foto: cedida

“Foi um momento de talentos serem revelados. Crianças e adolescentes venceram a timidez e mostraram suas habilidades artísticas. A feira também teve um impacto positivo na economia local, ao incentivar a venda de produtos da zona rural, como bolos, pudins e queijos”, enfatiza a professora Maria da Conceição, destacando que, com os recursos da PNAB, também adquiriu livros para doar ao projeto “Bicicleta da Leitura”, garantindo que a literatura continue a alcançar cada vez mais moradores da região.


Com o sucesso da feira, a expectativa é que esse seja apenas o primeiro de muitos eventos culturais a serem realizados na comunidade. “Essa será apenas a primeira de muitas”, destaca a professora, que há dez anos atua na Vila Caquetá para transformar vidas por meio da literatura.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias