A Defesa Civil Estadual finalizou nesta quarta-feira, 14, no município de Porto Acre, a reconstrução do posto de réguas linimétricas.
O equipamento simples é de extrema importância em um estado como o Acre que tem rios de calhas pouco profundas e onde a população sofre todos os anos com as enchentes.
As réguas são usadas para medir a variação do volume de água dos reservatórios dos rios. O trabalho começou na última segunda-feira, 12, encerrando no início da tarde de hoje.
Além da instalação das réguas, os homens da Defesa Civil também fizeram a instalação da Plataforma de Coletas de Dados que informa o nível dos rios via satélite.
O trabalho já foi realizado em Feijó, Tarauacá e Plácido de Castro. Nas próximas semanas, o serviço de reconstrução vai ser feito em Xapuri e Assis Brasil.
“Esse posto de monitoramento informa o nível do rio e a quantidade de chuvas. É um trabalho de reconstrução consiste na parte técnica e braçal, já que temos que cavar para colocar as estacas e nivelar usando material topográfico e por isso, precisa de pessoal especializado”, destaca James Gomes, coronel do Corpo de Bombeiros, responsável pelo trabalho.