As unhas em gel têm sido uma tendência entre as mulheres, não somente pelo estilo, mas também porque é prático. Porém, os especialistas alertam que esse procedimento pode causar danos à saúde das unhas naturais, especialmente quando os cuidados necessários são negligenciados.
Entre os problemas mais comuns estão o enfraquecimento da unha original, infecções e reações alérgicas. Em entrevista à CNN Brasil, o dermatologista Mario Cezar Pires, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), contou que as unhas de gel podem ser prejudiciais por diversos motivos.
“A colonização bacteriana é maior nas unhas artificiais, o que eleva o risco de infecções e compromete a higiene. Além disso, o processo pode causar microtraumas que enfraquecem a unha natural, aumentando a ocorrência de micoses e alergias aos componentes usados”, explicou o especialista.
Outra médica dermatologista Silvia Quaggio, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), revela a necessidade do profissional ser qualificado para realizar o procedimento.
“Se a lâmina ungueal for agredida durante o processo, o dano pode ser significativo. Além disso, a exposição aos raios UV durante a secagem exige proteção. Usar protetor solar no dorso das mãos é uma recomendação básica para minimizar danos”, esclareceu a profissional de saúde
Para não correr o risco de ter uma das consequências negativas é realizar os procedimentos menos invasivos e procurar sempre profissionais bem capacitados.
“O ideal é realizar a manutenção a cada 15 a 20 dias e variar a cor dos esmaltes para evitar pigmentações indesejadas”, conclui Quaggio.
Fonte: BNEWS