Francisco Araújo da Silva, morador de Acrelândia, tem 56 anos, e é portador de insuficiência cardíaca, conhecida como coração crescido. Atualmente, a capacidade cardíaca de Francisco varia entre 37% a 40%.
Uma das principais dificuldades é na hora de dormir. Francisco conta que tem crises fortes. Ao deitar, a sensação de está sendo sufocado não o deixa adormecer. “Sono eu tenho, mas de todas as formas que eu deito, fico sufocado, sem ar para respirar, já que meu coração não tem força suficiente para gerar o funcionamento perfeito dos pulmões”, revela.
Ele conta que já passou mais de 15 dias sem dormir. “Eu tenho ficado sufocado e passei a noite inteira acordado, sem ar para respirar. Já passei 17 dias sem dormir, cochilando dez minutos em uma cadeira porque não consigo deitar”, revela.
Francisco tem recebido a medicação, que é cara, mas distribuída pelo SUS.
Além da medicação, Francisco Silva precisa de um aparelho que ajuda na qualidade do sono e que não é fornecido pelo SUS. “É um aparelho que ajuda na ventilação dos pulmões durante a noite que ajuda a suprir a falta do trabalho que deveria ser feito pelo coração. O aparelho foi indicado para que eu possa ter oxigênio suficiente para eu conseguir dormir”, explica.
Sem conseguir trabalhar por conta do problema de saúde, Francisco mora na casa de um filho em Acrelândia, e não tem condições de comprar o aparelho, que custa cerca de R$ 4,3 mil.
“Minha esposa decidiu fazer uma vaquinha para tentar arrecadar esse valor. Meu problema hoje é conseguir esse aparelho para ter uma sobrevida, se eu não conseguir dormir, as consequências são muito graves”, explica.
Quem quiser ajudar Francisco na vaquinha, pode acessar o link aqui.
Já quem quiser obter mais informações, pode entrar em contato pelo 68 99242-6265 e falar com o próprio Francisco.