Com a derrota em casa para o Atlético-GO no último sábado (15), o Fluminense chegou ao sexto jogo sem vitória no Campeonato Brasileiro. A equipe carioca ocupa a vice-lanterna da competição, com 6 pontos conquistados em 9 jogos.
A única vitória do time de Fernando Diniz até o momento foi contra o Vasco, na terceira rodada. A campanha, que deixa o torcedor tricolor ressabiado, é pior que a de anos em que o clube acabou rebaixado.
Em 1996, o Flu terminou o campeonato na penúltima colocação, à frente apenas do Bragantino. Ao final das 9 primeiras rodadas, o time do técnico Renato Gaúcho obteve 9 pontos, com 2 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.
No ano seguinte, após a “virada de mesa”, o Fluminense não jogou a Série B. E na Série A, acabou rebaixado novamente. Dessa vez, com 22 pontos, à frente apenas do União São João, que acabou a competição com 15. Nas primeiras 9 rodadas, os comandados do treinador Arturzinho conquistaram 9 pontos, mesmo feito do ano anterior.
Na Série B, em 1998, o formato da competição era diferente. 6 equipes se enfrentavam entre si em 4 grupos. Os 4 primeiros de cada grupo se classificavam para a segunda fase, já os 6 piores, acabavam rebaixados. Com 11 pontos em 10 jogos, o Fluminense caiu para a Série C ao lado de Juventus, Americano-RJ, Volta Redonda, Náutico e Atlético-GO. Nas 9 primeiras rodadas, Sérgio Cosme e companhia somaram apenas 8 pontos.