Pesquisar
Close this search box.
posto village ezgif.com gif to avif converter

Escassez de chuva faz Gladson Cameli decretar situação de emergência ambiental no Acre

whatsapp image 2024 06 05 at 14.31.33 1 1000x600
RIO ACRE SECO - ac24hpras - Foto: Jardy Lopes

O governador do Acre, Gladson Cameli, decretou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (11) situação de emergência ambiental devido à redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos, além do aumento no número de incêndios florestais no estado.


De acordo com o decreto assinado pelo chefe do executivo, há uma tendência de agravamento das condições ambientais críticas no Acre, o que fundamenta a decisão que visa mitigar os impactos sociais, ambientais e econômicos que a situação pode impactar nos próximos meses.


Ainda segundo o documento, o decreto – que tem validade de 30 dias – determina que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental será o órgão responsável pelo monitoramento e emissão de alertas, bem como por coordenar estratégias entre as instituições para a prevenção e combate ao desmatamento e queimadas ilegais. Além disso, estão autorizadas a celebração de parcerias entre os órgãos públicos e a realização de campanhas de campanha sobre os riscos de uma emergência ambiental.


Os oito primeiros dias do mês de junho de 2024 já sinalizam a aproximação da chamada temporada do fogo no Acre, que geralmente atinge o seu pico nos meses de setembro e agosto, colocando o estado em emergência. São 34 focos de queimadas detectados, três a mais que o registrado no mesmo período do ano passado.


Contudo, de 1º de janeiro a 8 de junho, o número de detecções pelo satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) já é 250% maior que o anotado nesse período em 2023. São 70 focos de calor até o momento, segundo a plataforma Programa Queimadas. Em 2023, foram 48 registros nesse período e 6.562 no ano todo.


https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-saf-mda-n-159-de-6-de-junho-de-2024-564270922


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
970x250 (1)

Últimas Notícias