Pesquisar
Close this search box.
posto village ezgif.com gif to avif converter

Ceará vai mudar local de usina que poderia afetar cabos subterrâneos de internet

praia do futuro fortaleza visit brasil
Praia do Futuro, Fortaleza, Ceará (Foto: Visit Brasil)

O governo do Ceará anunciou nesta segunda (10) que a usina de dessalinização prevista para ser construída em Fortaleza vai mudar de lugar, ficando mais distante dos cabos subterrâneos de internet que passam pela Praia do Futuro.


A construção da usina foi alvo de protesto de empresas de telecomunicações, que afirmavam que a estrutura poderia até interromper o funcionamento da internet no país.


Segundo uma entidade que reúne operadoras, a captação de água no fundo do mar poderia romper os cabos, responsáveis por 99% do tráfego de dados do país.


O novo local fica a cerca de 1 km do local inicialmente previsto para a construção, ainda na Praia do Futuro, mas afastando, segundo os responsáveis pela obra, riscos de que a usina afete os cabos de internet.


O projeto da usina de dessalinização foi anunciado em 2017 pelo governo cearense. A ideia é usar a usina no combate à seca no estado.


Por ser um dos pontos do Brasil mais próximos da Europa, a Praia do Futuro é um dos lugares que primeiro recebem cabos de fibra ótica vindos do continente europeu. Além disso, recebe cabos vindos dos Estados Unidos e da América Central. Do Ceará, os cabos vão para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de outros países latino-americanos.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias