Pesquisar
Close this search box.
23.1 digital master super banner pmrb rbo do futuro 2024 ezgif.com gif to avif converter (1)

Teste de ônibus 100% elétrico tem vazamento de água no ar-condicionado em Rio Branco

image0 40 1000x600
Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Membros da diretoria da fabricante gaúcha de ônibus Marcopolo e a Prefeitura de Rio Branco apresentaram nesta segunda-feira (6) um ônibus elétrico que passará 60 dias em Rio Branco, a partir desta terça-feira (7), fazendo testes em rotas longas da capital. O prefeito Tião Bocalom dirigiu o veículo, que apresentou vazamento no sistema de saída de água do ar-condicionado (veja vídeo abaixo).


De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito de Rio Branco – BRTrans Clendes Vilas Boas, a fase de testes do ônibus não tem custos à administração pública e o motorista passou por treinamento específico. “É um ônibus 100% elétrico, que tem seu carregamento completo em 8 horas e 250 km de autonomia, e agora chega para prova de conceito em Rio Branco. Essas informações que obtivermos desse teste é importante porque, futuramente, nos ajudarão a elaborar o termo de referência para adquirir nossos próprios veículos”, disse o superintendente.


O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom disse que lamenta não ter conseguido adquirir veículos no tempo estimado, como anunciado durante o mandato, mas a apresentação patrocinado pela Marcopolo marca a intenção de tornar Rio Branco uma das capitais mais sustentáveis do Brasil.


“Infelizmente nós tivemos pandemia, três alagações, e não conseguimos fazer todos os trâmites para adquirir estes ônibus. Mas a compra desses ônibus é um passo na direção da transformação da capital em uma cidade sustentável”, afirmou Bocalom.


Ainda segundo Bocalom, 30 ônibus elétricos foram solicitados ao Governo Federal por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento – PAC. A gestão aguarda resposta. O valor estimado de cada unidade deste modelo de ônibus elétrico é R$ 2,8 mi.


O ônibus 100% elétrico começa o teste amanhã, terça-feira (7), fazendo a linha Terminal Central/UFAC.


 


Veja o vídeo:


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
banner ac 24h fds

Últimas Notícias