Ibovespa cai mais de 1% com balanços e Copom dividido em foco; dólar sobe

tagreuters.com2024binary lynxmpek420mh filedimage

A bolsa paulista recuava mais de 1% após a abertura desta quinta-feira, com uma série de balanços corporativos ocupando as atenções, enquanto investidores repercutiam a desaceleração no ritmo de queda da taxa Selic na véspera, em decisão dividida dos diretores do Banco Central.


Por volta de 10h10, o Ibovespa recuava 1,14%, a 128.004,60 pontos. Já o dólar subia 1,18%, a R$ 5,15.


Os mercados reagiam a uma decisão muito dividida pela desaceleração do ritmo de corte da Selic na véspera, que levantou preocupações sobre mudanças no perfil do colegiado, com o Comitê de Política Monetária (Copom) também destacando em seu comunicado cenários internacional e doméstico muito incertos.


O Banco Central decidiu na véspera fazer um corte de 0,25 ponto percentual na taxa Selic, para 10,50% ao ano, interrompendo sequência de seis reduções seguidas de meio ponto percentual e abandonando sua indicação sobre o futuro dos juros básicos.


Segundo participantes do mercado, o que mais pesou sobre o apetite por risco foi a divisão na decisão, o que para muitos revela um viés político preocupante.


De acordo com o comunicado do Copom, a redução de 0,25 ponto foi apoiada pelo presidente Roberto Campos Neto e os diretores Carolina Barros, Diogo Guillen, Otávio Damaso e Renato Gomes. Indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ailton de Aquino, Gabriel Galípolo, Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira votaram por corte maior, de 0,50 ponto percentual.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias