Flamengo não acerta o alvo
Foram oito finalizações do Rubro-Negro antes do intervalo, mas nenhuma teve a direção da meta de John. Com maior posse de bola, o time de Tite encontrou espaços para atacar pelas laterais.
Varela e Luiz Araújo levaram a melhor pelo lado esquerdo, mas o Flamengo pecou na hora de definir. Pedro, Ayrton Lucas, Arrascaeta… Todos tentaram e não tiveram sucesso na etapa inicial.
Botafogo valoriza a posse
Diante do forte calor, o Botafogo teve como estratégia valorizar a posse de bola, mesmo que no campo de defesa. Tanto que o goleiro John foi acionado diversas vezes para jogar com os pés.
As melhores chances, contudo, foram quando o Glorioso conseguiu avançar em velocidade. Júnior Santos e Luiz Henrique foram os mais perigosos, mas também não conseguiram concluir bem.
Golaço de Luiz Henrique!
Na volta do intervalo, o Botafogo mostrou repertório sob comando de Artur Jorge. Em cobrança ensaiada de escanteio, Savarino cobrou para Luiz Henrique, na entrada da grande área.
O camisa 7 finalizou de primeira, no cantinho direito de Rossi, abrindo o placar aos oito minutos: Botafogo na frente com um golaço no Maracanã!
A partir do gol, foram várias mudanças nos dois times, e a torcida rubro-negra vaiou a saída de Arrascaeta, substituído por Lorran. A maioria das trocas foi por questão física.
O Flamengo ensaiou uma pressão nos minutos seguintes ao gol, mas continuou com dificuldades para criar jogadas e, como no primeiro tempo, de finalizar no gol de John.
As melhores oportunidades surgiram na reta final da partida. Aos 35, o Botafogo construiu ótima jogada, de pé em pé, até Jeffinho finalizar da pequena área para defesa espetacular de Rossi.
Três minutos depois, Wesley foi à linha de fundo e Lorran, de cabeça, finalizou com muito perigo à meta alvinegra. A bola aérea foi a única alternativa do time, mas não teve sucesso.
Savarino fecha o placar!
Já nos acréscimos, o Botafogo foi ao ataque com Diego Hernández, que roubou a bola de Fabrício Bruno para tocar para Jeffinho, que passou para Savarino.
O camisa 10 venezuelano, livre dentro da área, deslocou Rossi e fechou o placar no Maracanã: 2 a 0 aos 47 minutos, e o Flamengo reclamou de falta no lance.
Com o apito final, vaias da torcida do Flamengo e festa dos alvinegros nas arquibancadas.
Flamengo 2 x 0 Botafogo
Flamengo: Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña); Erick Pulgar (Allan), De La Cruz e Arrascaeta (Lorran); Luiz Araújo (Gerson), Bruno Henrique e Pedro – Técnico: Tite.
Botafogo: Gatito Fernández; Damián Suárez, Halter (Barboza), Bastos e Hugo; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas, Luiz Henrique (Jeffinho) e Savarino; Eduardo (Tchê Tchê) e Júnior Santos (Diego Hernández)- Técnico: Artur Jorge.
Gols: Luiz Henrique (8’/2ºT) e Savarino (47’/2ºT), do Botafogo
Cartão amarelo: De La Cruz (FLA); Savarino, Danilo Barbosa, Luiz Henrique e Jeffinho (BOT)
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 2.956.180,00 / 49.549 pagantes / 53.683 presentes
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)