Fim do tabu e festa são-paulina
Quase dez anos depois, o São Paulo conseguiu sua primeira vitória contra o Corinthians na Neo Química Arena, na noite desta terça-feira, em jogo válido pela quarta rodada do Paulistão, e encerrou um tabu que já durava 18 partidas. O placar de 2 a 1, com gols de Calleri e Luiz Gustavo – Arthur Sousa descontou no fim -, manteve o Tricolor em ótimo momento na temporada e aumentou a crise do Timão, que agora ampliou a sequência negativa para três derrotas consecutivas. Invictos na temporada, os são-paulinos seguem mais embalados para a disputa da Supercopa.
Um dos heróis da vitória do São Paulo, Calleri marcou mais uma vez contra o Corinthians e manteve seu bom aproveitamento contra o rival. Agora são seis gols na conta do argentino no Majestoso. Antes do clássico desta terça-feira, ele já havia marcado contra o rival uma vez em 2021 (Brasileirão), duas vezes em 2022 (Paulistão e Brasileirão) e duas vezes em 2023 (Brasileirão).
O clássico caminhava para os minutos finais do primeiro tempo quando o árbitro Vinicius Gonçalves Dias de Araújo foi recomendado a ver uma disputa entre Luciano e Caetano no ataque tricolor. No lance, o zagueiro do Timão acertou o rosto do atacante são-paulino depois de uma jogada perto da área alvinegra. Após revisão, Caetano foi expulso por agressão, o que gerou bastante reclamação do lado corintiano.
A vitória mantém o São Paulo na liderança do Grupo D, agora com dez pontos em quatro partidas. O Timão, que só venceu na primeira rodada, continua com três pontos, na segunda posição do Grupo C. Clique aqui e veja a tabela completa do Paulistão.
O Corinthians até teve mais a bola nos pés no início do Majestoso, mas não conseguiu produzir. O São Paulo, por sua vez, foi efetivo. Pouco depois de Luciano perder boa chance – o atacante finalizou para fora de dentro da área depois de desvio de Arboleda -, Calleri abriu o placar, aos 19. Depois de ótimo lançamento de Wellington Rato, o argentino ganhou de Félix Torres e tocou na saída de Cássio para colocar o Tricolor em vantagem no placar. A melhor oportunidade dos donos da casa foi com Raniele, que cabeceou por cima depois de cobrança de escanteio. Um dos protagonistas do primeiro tempo, Luciano desperdiçou contra-ataque que poderia ter dado mais vantagem para o time são-paulino, mas o atacante se envolveu em disputa com Caetano que, após revisão do VAR, terminou em expulsão do zagueiro do Timão, por agressão.
O Corinthians até tentou uma pressão inicial na volta do intervalo, com direito até pedido de pênalti depois de tentativa de Raniele dentro da área. A resposta do São Paulo foi da melhor maneira possível: gol de Luiz Gustavo de cabeça, depois de cobrança de escanteio, e 2 a 0 no placar. Com um a menos e pressionado, o Timão acertou a trave com Yuri Alberto, em finalização de fora da área. Em um erro de Wellington Rato na saída de bola, Wesley dominou dentro da área e chutou na saída de Rafael – a bola desviou no goleiro tricolor e acertou o travessão antes de sair por cima do gol. Nos acréscimos, Arthur Sousa ficou com a sobra dentro da área e chutou para marcar o único gol do Timão na partida.
-
Público e renda
Público pagante: 43.080
Público total: 43.481
Renda: R$ 2.488.558,50
-
Agenda
O Corinthians agora enfrenta o Novorizontino, no domingo, às 11h, na Neo Química, pela 5ª rodada do Paulistão. O São Paulo também entra em campo no domingo, mas pela Supercopa do Brasil, quando enfrenta o Palmeiras, no Mineirão, às 16h, valendo o título nacional. Pelo torneio estadual, o próximo compromisso do Tricolor será na quarta-feira, contra o Água Santa, no Morumbis.
-
Atuações do Corinthians
Atuações do São Paulo