Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Prouni 2024: edital do 1º semestre deverá ser publicado nesta quarta-feira; veja detalhes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O Ministério da Educação (MEC) deverá publicar nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União o edital do programa Universidade Para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2024.


O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino para estudantes de baixa renda que atendam aos critérios pré-estabelecidos. As inscrições começam no dia 29 de janeiro.


O MEC ainda não informou quantas bolsas serão oferecidas neste ano. Entretanto, durante entrevista coletiva na última terça-feira (16), o ministro Camilo Santana afirmou que haverá aumento no número de vagas para os cursos de graduação em direito e medicina.


Veja o cronograma do Prouni para o primeiro semestre:

Inscrições

De 29 de janeiro a 1º de fevereiro


Resultado da primeira chamada

6 de fevereiro


Resultado da segunda chamada

27 de fevereiro


Manifestação de interesse na lista de espera

14 e 15 de março


Resultado da lista de espera

18 de março


Como se inscrever

Os estudantes que estiverem elegíveis para participar do Prouni deverão fazer a inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.


Ao entrar na página, o candidato deve fazer o login com o cadastro do portal gov.br, usando CPF e senha.


A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet.


Opções de instituição

No momento da inscrição, o candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição de ensino, curso e turno.


Enquanto o período de inscrição estiver vigente, o candidato pode alterar as opções selecionadas. Ao final do prazo, será válida a última opção escolhida.


Nota do Enem

Para participar do Prouni, o candidato tem de ter prestado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Além disso, o participante precisa ter obtido resultado igual ou superior a 450 pontos na média das cinco notas do exame e não pode ter zerado na redação.


Como funcionam as bolsas

O Prouni prevê concessão de bolsa integral para o candidato que tenha comprovado renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa.


O programa também oferece bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade. Nesse caso, o interessado deve comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos por pessoa.


Quem pode participar

Além de ter cumprido os requisitos relacionados ao Enem e de se enquadrar nos critérios referentes à renda familiar mensal bruta, o candidato precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições:


1: Ter cursado:


  • a) o ensino médio integralmente em escola da rede pública
  • b) o ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola
  • c) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada
  • d) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista
  • e) o ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista

2: Ser pessoa com deficiência


3: Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.


Critérios de desempate

O MEC informa que, caso haja notas idênticas na média aritmética das notas do Enem, serão adotados os seguintes critérios de desempate:


  • •Maior nota na prova de redação
  • •Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias
  • •Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias
  • •Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias
  • •Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias

plugins premium WordPress