Deputados da bancada da Segurança Pública na Câmara dos Deputados, a conhecida “bancada da bala”, articulam a votação de um requerimento para que Ricardo Lewandowski compareça ao Congresso Nacional logo após tomar posse na Esplanada dos Ministérios.
De acordo com parlamentares, a solicitação será para que o novo chefe do Ministério da Justiça esclareça o planejamento para ações da pasta em 2024.
Inicialmente, a defesa do grupo é pela aprovação de um convite. Assim, Lewandowski não seria obrigado a comparecer e teria a liberdade de escolher horário e data para o encontro.
O gesto seria uma forma de demonstrar disposição para o diálogo com o novo integrante do governo, depois de uma relação marcada por embates da bancada da bala com Flávio Dino.
Em 2023, Dino faltou por três vezes a uma convocação da Comissão de Segurança Pública da Casa e alegou que o local apresentava risco à sua integridade física e mental. O grupo é formado, em sua maioria, por partidos da oposição.
Se aprovado, deputados devem aproveitar o encontro para defender nomes para a nova composição da pasta. Os perfis, que já estão sendo levantados, levam em consideração a experiência com o trabalho operacional na área da segurança pública.