Benefícios significativos em termos de durabilidade e eficiência (Foto: José Leíndio/Assecom)
A Prefeitura de Rio Branco está transformando a infraestrutura rural da capital acreana com um projeto inovador da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), que visa recuperar 1500 quilômetros de ramais do Cinturão Verde da cidade até o ano de 2024. Um investimento de mais de 1 milhão de reais, recursos próprios da prefeitura.
O diferencial desse projeto está na escolha da substituição das tradicionais pontes de madeira por tubos de PVC. O projeto não apenas moderniza a infraestrutura, mas também traz benefícios significativos em termos de eficiência. Uma das principais vantagens dessa escolha é a resistência, ao fogo, dos tubos de PVC, conferindo uma durabilidade impressionante de até 100 anos.
Ao todo, 500 ramais estão programados para passar por essa transformação até 2024. A prefeitura adquiriu 220 tubos de PVC em diversas dimensões (500, 600, 800, 1000 e 1200 milímetros), representando uma solução estratégica para a revitalização dessas vias.
O investimento além de modernizar a infraestrutura, também representa um passo significativo rumo ao desenvolvimento sustentável.
O diretor de ramais da Seagro Neto Morais, ressalta a dificuldade de obter matéria-prima para a construção de pontes de madeira e destaca a agilidade na instalação dos tubos de PVC, que reduz também a mão de obra.
“Hoje, para a instalação de um tubo desse, por maior que seja, de 1.200, você com dois funcionários, consegue instalar ele. Uma ponte, por mais curta que seja, uma ponte de circunstância de 6 metros, você precisa de uma equipe de no mínimo 8 pessoas. É a mão de obra que você reduz e o tempo que você ganha em 100 anos que um tubo desse ele resiste.”
Por Assecom/Prefeitura