Viralizou nas redes sociais o vídeo de uma mulher com piercing no olho. A publicação causou espanto nos internautas, que questionaram: como isso é possível? Como ela consegue piscar ou fechar os olhos com aquilo? Ela consegue enxergar? Não doi ou incomoda?
Na verdade, é bem simples: não é um globo ocular real, trata-se de uma prótese. Além disso, o piercing está ali, mas ele não tem relevo. Ou seja, ele não fica para fora do olho, mas por dentro de uma camada de acrílico da prótese.
🚨 Atenção: Qualquer ferimento no globo ocular oferece risco à visão. Não é recomendado colocar piercing ou qualquer coisa na região dos olhos que não seja por recomendação médica.
A prótese foi feita pela ocularista Christina King e pertence a Bree, uma mulher de 28 anos, de Minnesota, nos Estados Unidos.
Bree conta em suas redes sociais que utiliza próteses porque perdeu o olho após ser diagnosticada com melanoma ocular, um tipo raro de câncer.
“Eu estava grávida do meu segundo filho, em 2019, e fui diagnosticada com um tipo raro de câncer que se desenvolve nas células que produzem pigmento. Os médicos disseram que, por causa do meu tipo de câncer, tínhamos que trabalhar rápido, senão poderia se espalhar pelo meu fígado”, conta ela em uma publicação.
Segundo Bree, sua primeira opção de tratamento foi radiação gama. Caso o tratamento funcionasse, ela manteria o olho.
No entanto, cerca de 1 ano depois do tratamento, o tumor retornou mais agressivamente. Em 2022, ela precisou remover cirurgicamente o globo ocular.
“Escolhi remover meu olho porque eu queria sobreviver por meus filhos”, diz.
Agora, ela usa as redes sociais para falar de sua experiência com o câncer ocular, mas também para mostrar suas próteses diferentonas.
Entre a coleção exibida na internet, destacam-se uma prótese que simula uma aranha tecendo sua teia, outra com duas pupilas se fundindo, uma terceira que simula uma cicatriz e bilha no escuro.
Sobre o assunto, Bree alerta para a importância de encontrar um bom ocularista, que é o profissional que faz as próteses.
“É precisa achar o ocularista certo, que é perfeito para você, que faz a prótese que você quer e a faz se moldar perfeitamente ao formato do seu olho”, explica.
A americana diz que se diverte com as próteses e as diferentes opções. “Posso encontrar a parte de mim que perdi”, conta.