Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Visando à saúde e ao bem-estar das servidoras da segurança, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio das políticas de humanização e do Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial (Ciab), realizou na manhã desta terça-feira, 17, em Rio Branco, uma ação de conscientização com roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama.
A ação tinha o objetivo de orientar as profissionais da Segurança Pública sobre a importância da realização da mamografia para a prevenção de câncer de mama, destacando a autoavaliação do próprio corpo como um meio de descoberta da doença.
O secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, destaca que a Sejusp preza pela saúde de todos os servidores e que a ação veio para fortalecer a campanha Outubro Rosa: “Tudo isso para que as mulheres se sintam cuidadas e seguras para realizar o exame de prevenção ao câncer de mama”.
A servidora da Sejusp, Catiane Soares Maia, fala da importância desse tipo de ação para tirar dúvidas e expor seu pensamento sobre o assunto, que muitas vezes é tratado como um tabu na sociedade: “Acho importante demais essa ação da Sejusp para que nós, mulheres, tenhamos o conhecimento de como é importante o autocuidado, de ter essas conversas que nos levam a tirar dúvidas, porque muitas mulheres ainda não falam sobre essa pauta, principalmente quando se trata do câncer”.
O psicólogo do Ciab, João Lima, explica a importância da roda de conversa para falar dos receios e medos de temas sensíveis como o câncer de mama, que impacta psicologicamente as mulheres.
“Muitas mulheres descobrem o diagnóstico muito tarde porque não tiveram o acesso ao sistema de saúde ou ao diagnóstico. Então, o quanto mais cedo nos conscientizarmos da importância de nos conhecermos, mais fácil se torna termos uma qualidade de vida maior”, destacou.
Na oportunidade, foi oferecido às servidoras massoterapia, ventosa, voucher para depilação e maquiagens.