A LaLiga, associação responsável por administrar o futebol espanhol, emitiu um comunicado após registros de ofensas racistas no clássico entre Barcelona e Real Madrid neste sábado. Vini Jr, mais uma vez, foi alvo de ataque vindo das arquibancadas.
A instituição afirmou estar trabalhando na identificação das pessoas responsáveis pelos insultos no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona.
Alguns vídeos circularam pelas redes sociais e, segundo o jornal Marca, um objeto semelhante a uma banana foi arremessado na direção do campo no momento em que Vini foi susbtituído por Lucas Vázquez, nos minutos finais.
Veja o comunicado emitido pela LaLiga:
“A LALIGA está trabalhando com prioridade para identificar as pessoas que proferiram insultos racistas e irá, como sempre, apresentar queixa pertinente. Estamos em contato direto com a Polícia e com o FC Barcelona.”
LALIGA ha estado trabajando desde el primer momento en la identificación de las personas que han proferido insultos racistas e interpondrá la pertinente denuncia como siempre hace. Se está coordinando con los Mossos d’Esquadra y el FC Barcelona.#LALIGAVSRacismo
— LALIGA Corporativo (@LaLigaCorp) October 28, 2023
Os insultos contra Vini Jr vêm sendo recorrentes em jogos do Campeonato Espanhol. Há exatamente uma semana, depois de passar por episódio semelhante diante do Sevilla, o atacante brasileiro de 23 anos postou um texto pedindo que autoridades façam sua parte e mudem a legislação.
– O rosto do racista de hoje está estampado nos sites como em várias outras vezes. Espero que as autoridades espanholas façam sua parte e mudem a legislação de uma vez por todas. Essas pessoas têm que ser punidas criminalmente também. Seria um ótimo primeiro passo para se preparar para a Copa do Mundo de 2030. Estou à disposição para ajudar. Desculpem parecer repetitivo, mas é o episódio isolado número 19. E contando… – publicou na ocasião.
Parabéns ao Sevilla pelo rápido posicionamento e pela punição em mais um triste episódio para o futebol espanhol.
Infelizmente, tive acesso a um vídeo com outro ato racista na partida deste sábado, dessa vez praticado por uma criança. Lamento muito que não haja ninguém para… pic.twitter.com/azlZ7ccPNZ
— Vini Jr. (@vinijr) October 21, 2023
Em campo, o Real Madrid venceu o Barcelona por 2 a 1, de virada e com dois gols de Bellingha, e retomou a ponta da competição. O Girona é o vice-líder.
Barcelona se posiciona:
FC Barcelona will always defend the values of football and sport such as respect for the opponent and we will investigate any racist insult that may have occurred this afternoon during the match against Real Madrid.
— FC Barcelona (@FCBarcelona) October 28, 2023
“O FC Barcelona defenderá sempre os valores do futebol e do desporto como o respeito pelo adversário e investigaremos qualquer insulto racista que possa ter ocorrido esta tarde durante o jogo contra o Real Madrid.”