Ícone do site Ecos da Noticia

Grêmio vence Bahia nos pênaltis e avança para as semifinais

Grêmio e Bahia voltam a empatar em 1 a 1, mas os gaúchos levaram a melhor nas penalidades e avançaram para as semifinais da Copa do Brasil. No final do primeiro tempo, Everaldo fez um golaço para abrir o placar. Na volta do intervalo, o time de Renato pressionou e buscou o empate com Villasanti. Ficou por isso. A classificação foi definida nos pênaltis e Gabriel Grando brilhou com duas defesas. Agora, o Grêmio aguarda Athletico-PR ou Flamengo para saber seu adversário na próxima fase da competição.


Primeiro tempo


Com o gramado nitidamente prejudicado por conta da chuva, o desempenho técnico das equipes acabou afetado. O jogo começou muito disputado no meio-campo e os dois times tentando se impor fisicamente. Aos quatro minutos, o Tricolor conseguiu fazer a primeira jogada de bola trabalhada no chão, mas Reinaldo finalizou para fora. A partir seguiu com o mandante com mais chances. Aos 35 minutos, Bitello dispara pela esquerda, tenta o arremate a gol e a bola pega no braço de Acevedo. O árbitro marca a penalidade e dá amarelo para o volante do Bahia. Na sequência, jogadores dos dois times se estranham e iniciam um empurra-empurra, que resulta em amarelo para Carballo e Everaldo. Depois de conter os ânimos, Cristaldo foi para a cobrança, mas o goleiro Marcos Felipe salvou o Bahia. Um minuto antes de acabar o primeiro tempo, Everaldo dominou de fora da área, girou e bateu colocado para marcar um lindo gol. A bola morreu no ângulo de Gabriel Grando.


Segundo tempo


Atrás do placar, o Grêmio propôs mais o jogo, ficou com a posse e criou mais chances claras. Aos 16 minutos, Cristaldo fez um lançamento longo, no alto, para Suárez. Na entrada da área, o centroavante tentou encobrir o goleiro com um toque de cabeça, mas o goleiro fez nova defesa. Aos 26 minutos, Ferreira, que havia entrado no segundo tempo, deixou Cicinho para trás, entrou na área e rolou para Villasanti chegar finalizando para buscar o empate. Dois minutos depois, a bola se apresentou para Vina na grande área, mas na hora do chute, a bola subiu um pouco e o jogador isolou. Aos 40 minutos, a partida teve uma sequência de três oportunidades claras, duas para o Bahia e uma para o Grêmio. Primeiro, Matheus Bahia puxou o contra-ataque e lançou para Mugni, que ajeitou e bateu a gol, mas a bola desvia na marcação e carimba a trave. Como resposta, Suárez dominou na ponta direita e fez um cruzamento na medida para Ferreira, que parou em Marcos Felipe. No contra-golpe, Acevedo acionou Ademir, que disparou de fora da área e a bola bateu no travessão caprichosamente. Dois minutos depois o goleiro do Bahia salvou de novo. Suárez recebeu na área e bateu colocado, mas Marcos Felipe tocou com a ponta dos dedos e a bola bateu no travessão. Foi o último lance do uruguaio e um dos últimos do jogo.


Atraso e adiamento


A forte chuva que se estendeu por toda quarta-feira atrasou em pouco mais do início da partida. Marcada previamente para às 19h, cerca de uma hora antes o árbitro Wilton Pereira Sampaio passou a fazer vistoria no gramado da Arena, que demonstrava pontos de alagamento. A equipe de arbitragem averiguou o campo às 18h,18h30, 19h,19h30, 19h45. Na última, definiu pela realização da partida. Na terça-feira, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, solicitou o adiamento do duelo por conta da iminente ameaça dos eventos climáticos. Durante a quarta-feira, a CBF e os clubes mantiveram o jogo.


 


Pênalti marcado e desperdiçado


Aos 35 minutos do primeiro tempo, Bitello arrancou pelo lado esquerdo e quando chegou perto da área, tentou o arremate a gol. A bola bateu no corpo de Acevedo e depois no seu braço. Em cima do lance, o árbitro marcou o pênalti e aplicou cartão amarelo para o volante do Bahia. Os jogadores do time visitante reclamaram com a arbitragem e, na sequência, as duas equipes iniciaram uma confusão com troca de empurrões dos atletas. No bolo, o Wilton Pereira Sampaio amarelou Carballo Everaldo. Na cobrança da penalidade, Cristaldo soltou uma pancada cruzada, mas Marcos Felipe adivinhou o canto e espalmou para escanteio.


Grand(e)o herói


A história da partida desenhou um roteiro para Marcos Felipe ser o grande herói, com grandes defesas ao longo dos 90 minutos, inclusive um pênalti no primeiro tempo. Mas a decisão foi para as penalidades e a classificação veio no sufoco e nas mãos de Gabriel Grando. O Bahia teve seis pênaltis e o goleiro gremista defendeu dois. O último, do zagueiro Gabriel Xavier, foi o que decretou o avanço para as semifinais da Copa do Brasil.


Agenda


Na Copa do Brasil, o Grêmio aguarda o vencedor do confronto entre Athletico-PR e Flamengo para saber seu adversário das semifinais, que deve acontecer no final de agosto. No Brasileirão, o Tricolor terá uma pausa, pois o jogo contra o Corinthians foi adiado. Assim, retorna a campo apenas dia 22, em um sábado, na Arena, contra o Atlético-MG, pela 16ª rodada. O Bahia joga no próximo domingo, dia 16, às 18h30, quando visita o Athletico-PR, pela 15ª rodada do Brasileiro.


 


 


Fonte: ge


Sair da versão mobile